11 de outubro de 2017

Piffer destaca importância do programa Caminhos do Afeto

O Vereador Dr. Fernando Piffer (PSDB), que é médico pediatra, destacou a importância do vínculo afetivo para o desenvolvimento, inclusive cognitivo, de crianças e adolescentes. “Com 27 anos de formado e 25 anos de serviço público, como médico, já observamos que as crianças com possibilidades remotas de adoção viveram histórias de muita dor e sofrimento e, talvez, por isso, desenvolveram uma grande capacidade de resiliência para lidar com tantas perdas. Como a perda da família, do amor, do cuidado e da casa. Muitas vezes, quando chegam à adolescência, dizem que não querem mais ser adotados, pois na verdade, não vislumbram mais essa possibilidade. Através dessa parceria da Vara da Infância e Juventude, com serviços de acolhimento e a comunidade tenho certeza que alguns sonhos serão construídos, ou ainda, o mais difícil, reconstruídos. O programa, certamente, trará para os jovens acolhidos a oportunidade de um suporte afetivo para além daqueles construídos dentro da instituição, sentindo-se mais apoiados e fortalecidos para a construção de uma vida autônoma. Por isso é preciso enaltecer e parabenizar o trabalho e iniciativa do Dr. Herbert que encontrou eco e apoio no Dr. João Carlos, sem esquecer o importante apoio da Lucimara Lopes da Rede criança, Jalili Carlomagno Salé Gomes coordenadora da Casa de Santo Expedito e a assistente social do Fórum, Edméia Corrêa Neto e a psicóloga Mariângela Giovanni”, destacou Dr. Fernando Piffer.

O “Programa Caminhos do Afeto, construindo uma nova história” é uma proposta alternativa de convivência familiar e comunitária para crianças e adolescentes que vivem em Instituições de Acolhimento, com remotas ou nulas possibilidades de retorno à família de origem e de colocação em família substituta.

Seu funcionamento administrativo e técnico que visa proporcionar às crianças e aos adolescentes vínculos dotados de significado que ampliem sua rede de apoio para além das instituições de acolhimento.

Privados da convivência com sua família de origem e sua comunidade e, tendo remotas chances de colocação em famílias substitutas, torna-se necessário que as instituições e sociedade se organizem para oferecer a essas crianças oportunidades de construírem relações estáveis e seguras, potencializando laços afetivos e de referência, inclusive social.

É nesse diapasão que nasce o “Programa Caminhos do Afeto, construindo uma nova história”, um programa para crianças e adolescentes acolhidos em instituições, visando o desenvolvimento de estratégias e ações para criar e estimular a manutenção de vínculos afetivos entre eles e os voluntários, construindo-se uma relação de padrinho/madrinha e afilhado (a).

Assessoria do Vereador