28 de setembro de 2017

Dívida da prefeitura atinge a casa dos R$ 120 milhões

Durante a prestação de contas ocorrida na última quarta (27), o diretor financeiro da prefeitura Josué Fernandes trouxe os números atualizados da arrecadação da prefeitura referente ao segunda quadrimestre do ano (maio a agosto). Na planilha, foi apresentada a dívida atual da prefeitura que atingiu a casa dos R$120 milhões.

A prefeitura tem dívidas com os fornecedores desde 2014, mas de acordo com o diretor financeiro, até o fim do ano, 2015 será paga e restarão as pendências de 2015. Já a dívida com o SASEMB referente à parte patronal chega a R% 25 milhões e um novo parcelamento deve chegar à casa de leis para aprovação por parte dos vereadores.

Os precatórios são responsáveis por R& 49 milhões da dívida – o que é questionado pela justiça. Já as dívidas de curto prazo, a prefeitura deve R$ 33 milhões para a empresa de transbordo de lixo.

O IMESB arrecadou apenas 51% do previsto nesses oito meses. A diretora Damaris Cunha de Godoy explicou que isso acontece devido à alta taxa de inadimplência é muito alta e chega a 40%, o que corresponde praticamente a R$ 500 mil por ano. Como alternativa, Godoy explicou que o IMESB adotou a semestralidade no lugar da anuidade o que diminuirá esse índice, já que o aluno não ficará 1 ano sem pagar as mensalidades. Em pesquisa com outros institutos municipais, a diretora disse que os que adotam a semestralidade, a taxa de inadimplência é mínima.

O vereador Paulo Bola questionou se há a possibilidade de um REFIS tanto para o IMESB como para o SAAEB. A diretora do IMESB explicou que existe o projeto, mas que não é muito viável, visto que a maioria dos alunos quando renegociam as dívidas preferem pagar em diversas parcelas e que a instituição já contratou um advogado para negociar os débitos com os alunos. Já o diretor Feltrim explicou que a taxa de inadimplência é pequena e chega a 4%. Diante da resposta, Bola disse que isso é mais um ponto favorável para que não tenha entregue a autarquia para concessão.

Acompanharam a prestação de contas os vereadores Chanel (SD), Nasser (REDE), Paulo Bola (PMDB) e Sebastiana Tavares (DEM).