Notícias

09 de agosto de 2017

Câmara aprova cidadania bebedourense para diretora da ETEC


Visualize fotos

O mês de agosto começou muito bem para a ETEC. Na mesma semana que a escola receberá a Medalha Nicola Tesla por conta do projeto ETECOM, a Câmara aprova mais uma honraria para a comunidade da ETEC. Dessa vez, a diretora da instituição, Andrea Bessa Carnassa, teve o seu nome referendado por todos os vereadores e receberá o título de cidadã bebedourense pelo poder legislativo em dada ainda a ser definida.

A iniciativa partiu do vereador Paulo Bola (PMDB). Na ocasião, ele disse estar com o coração cheio de amor e esperança e ressaltou que a professora Andrea mostra aos alunos e funcionários como deve ser uma administração de uma escola.

A vereadora Sebastiana Tavares (DEM) disse ficar envaidecida ao ver uma mulher na direção de uma escola como a ETEC que é referência não apenas em Bebedouro, mas a toda a região. O presidente da casa legislativa, Chanel (SD) destacou que pessoas como a Andrea ajudam a construir o município.

Histórico:

Trajetória Acadêmica

A paulistana Andrea Bessa Carnassa veio cedo a Bebedouro. Ela concluiu o ensino médio na escola Abílio Manoel, fez faculdade de Tecnologia em Processamento de Dados na FATEC de Taquaritinga, licenciatura em Informática na FATEC – São José do Rio Preto e pós-graduação em Gestão e Avalição da Educação Profissional no CPS/Universidade Federal de Juiz de Fora.

Trajetória Profissional

Começou sua carreira profissional como professora e sócia-proprietária da escola de informática UNITY, lecionou no SENAC Bebedouro, durante 12 anos nos cursos da área de informática. Iniciou na ETEC de Bebedouro em 2006 como professora nos cursos de informática e logo assumiu a coordenação dos cursos. Em 2008 assumiu a função de Diretora de Serviços Administrativos permanecendo até 2012, quando assumiu a direção da ETEC.

Ao longo de sua trajetória de vida a professora Andrea Bessa vem realizando um trabalho de auxílio a um processo de formação de pessoas para uma sociedade mais justa e engajada na questão social.

Adepta em desenvolver dinâmicas que auxiliem no bem-estar do cidadão bebedourense a professora Andrea Bessa escolheu fazer a diferença na vida de muitas crianças, jovens e adultos.

Podemos destacar o trabalho desenvolvido por ela e por um grupo de amigos que na ânsia de ajudar o próximo visitavam hospitais e entidades para levar a alegria aos que tanto necessitavam de um pouco de luz , vestidos de palhaços a equipe dos doutores da alegria proporcionava momentos de descontração e otimismo em um ambiente que por vezes imaginamos caracterizado por ser carregado e sombrio, seu trabalho encheu de esperança muitos corações que pelas ironias da vida se encontravam em tratamento de saúde ou relegadas a um segundo plano para a sociedade.

Já atuando como servidora no Centro Paula Souza sempre participou dos eventos filantrópicos em que a escola se engajava. Lembramos das inúmeras campanhas de arrecadação de alimentos, vestuários e material de higiene e limpeza que tivemos e ainda continuamos a ter, contando sempre com o protagonismo da professora Andrea encabeçando esses movimentos. Salientamos que nas inúmeras campanhas alunos, professores, pais e/ou responsáveis sempre estiveram de mãos dadas e o sucesso vem como consequência desse trabalho.

A parceria entre Etec de Bebedouro e o Movimento Superação de Bebedouro e o time de Rugby em cadeira de rodas de Bebedouro foi mais uma demonstração que a verdadeira união se constrói quando os objetivos são comuns e fazem parte de um enfrentamento contra as injustiças sociais. Esse trabalho só foi possível graças ao empenho da direção que demonstrou uma visão e espírito de vanguarda em transformar nossa escola em um canal transmissor de ideias e trabalhos de sucesso junto a causa dos deficientes físicos de nossa cidade. Verificamos que essa parceria já ultrapassou os limites territoriais de nossa cidade de Bebedouro e ganhou admiradores e colaboradores por todo o Brasil.

A professora Andrea Bessa, recebeu uma homenagem na Câmara Municipal de Bebedouro em 2016 onde foi condecorada com o Prêmio De Eficiência, entregue a pessoas que colaboram com a inclusão dos deficientes.



Publicado em: