Em resposta às críticas do presidente Chanel ao número crescente de moradores de rua em Bebedouro, a vereadora Sebastiana Tavares (DEM) utilizou a tribuna da Câmara, nesta segunda-feira (12), para defender o trabalho que vem sendo realizado pelas funcionárias do Departamento Municipal de Promoção e Assistência Social.
De acordo com Sebastiana, em todo o País a problemática do morador de rua só se agiganta e não se vê dias melhores, mas que tudo vem sendo feito pelas assistentes sociais do município para que a situação não fuja ao controle localmente.
Para Sebastiana, a crise familiar e de valores se banalizou de tal forma que tem levado muitas pessoas a viverem nas ruas e, a solução, lamentavelmente, independe da atuação mesmo que firme dos profissionais da assistência social. “Depende mais da vontade do morador de rua do que das assistentes sociais”, avaliou a vereadora.
Sebastiana, contudo, apresentou números que revelam o trabalho do departamento em Bebedouro. Em apenas um mês, foram feitas 110 abordagens pelas assistentes, e 133 pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
Os números, em alguns casos, são desanimadores. De 22 internações ocorridas, apenas um dos assistidos concluiu o tratamento contra a dependência química, por exemplo. A falta de recursos para esta finalidade também preocupa.
“Estão sendo feitas, sim, ações”, disse Sebastiana. “Precisamos de muito mais gente para nos ajudar e não somente o Poder Público.”