“Estamos enxugando gelo”. Com esta afirmação, o presidente da Câmara, José Baptista de Carvalho Neto (SD), o Chanel, avaliou a falta de resultados e até mesmo o que chamou de inoperância da Prefeitura com relação ao número cada vez maior de moradores de rua em Bebedouro.
A cada dia, praças, calçadas e canteiros de avenidas da cidade recebem mais moradores, a maioria vinda de outras cidades onde não encontraram acolhimento. Chanel disse que o problema já é antigo, mas mesmo assim não vê solução a curto prazo levando-se em conta a falta de atuação do município.
“Temos que achar uma solução e não cruzar os braços”, cobrou Chanel. Para ele, todos têm direito de ir e vir, mas é preciso evitar abusos como os que têm sido vistos: moradores de rua cozinhando em praças públicas, tomando banho, dormindo ao relento e fazendo uso dos mais diversos tipos de drogas lícitas e ilícitas.
Levantamento mostra que a maioria dos moradores de ruas tem se concentrado na região central da cidade, mas o problema hoje já é constatado na periferia.
Chanel disse que além de constrangedora e triste a realidade destas pessoas, o fato tem colocado em risco também a segurança de todos os bebedourenses. O número de pedintes é outro problema que não para de se agigantar.
O vereador avaliou, em discurso na tribuna, que Bebedouro está se transformando na “cidade dos mendigos” e chamou a Prefeitura à responsabilidade. “Está faltando pulso firme ao prefeito Fernando Galvão.”
O prefeito, segundo Chanel, tem virado às costas até para seus assessores mais próximos “Ele (Fernando Galvão) só aparece na hora das fotos em que a situação é favorável”, reclamou Chanel.