06 de junho de 2017

Câmara aprova abertura de crédito para UBSs

Os vereadores aprovaram a abertura de crédito no valor de R$ 300mil para aquisição de equipamentos e materiais permanentes para as UBS de Andes, do Menino Deus, São Carlos, Pedro Paschoal e para a ESF do Jardim Três Marias.

A líder do prefeito, Sebastiana Tavares (DEM), explicou que o recurso é proveniente de um convênio federal com o Ministério da Saúde. “Estes recursos tiveram a participação do deputado federal e secretário de estado Rodrigo Garcia (DEM). Ele ajudou a pleitear esse convênio junto ao ministério da Saúde”.

Sebastiana lamentou que a dificuldade que a saúde enfrenta é por conta da roubalheira que acontece no país e os atingidos são sempre os munícipes que não recebem os recursos. “Nosso município gasta 33% com saúde dos 15% obrigatórios”.

Nasser (Rede) criticou o fato da saúde não ter reduzido os custos, já que na última audiência pública de prestação de contas foi comprovado que houve um aumento de 5% em relação ao último quadrimestre, mesmo havendo um decreto que exige o corte de gastos. “Não reduziu e sim aumentou. Temos que abrir os olhos porque a Câmara de Bebedouro tem o dever de fiscalizar”.

Já Fernando Piffer (PSDB) explicou que o recurso ainda não chegou, mas o município já se adiantou. Ao comentar que cidade ainda não possui UTI infantil e neonatal, ele disse que com o novo hospital que o governo do PSDB está construindo, esses problemas – que se arrastam desde o fechamento da Santa Casa em 1006 – serão sanados.