Notícias

06 de junho de 2017

Exposição de veículos entra para o calendário oficial


Visualize fotos

Os vereadores aprovaram o projeto que inclui a exposição dos veículos da marca DKW-Vemag no calendário oficial de eventos do município a ser realizado anualmente no mês de abril. A autora da proposta é a vereadora democrata Sebastiana Tavares.

Sebastiana explicou que Bebedouro sediou no último domingo de abril o 1º encontro de DKW- Vemag “Coração em dois Tempos”. O nome foi uma referência à cidade de Bebedouro que é conhecida como Cidade Coração e uma homenagem aos proprietários de veículos da marca DKW.

A exposição contou com a presença de 25 veículos e contou com representantes de cidades como São João da Boa Vista, Sorocaba, Votorantim, Guarulhos, Presidente Prudente, Limeira, Jaú, São José do Rio Preto, Cravinhos, Barretos, Ribeirão Preto, Bebedouro e São Leopoldo (RS).

Chanel (SD) parabenizou a iniciativa, mas criticou a falta de apoio da prefeitura com as pessoas que decidem fazer eventos na cidade. “É um sacrifício para dar uma tenda, uma caixa de som. Nesse setor para dar um patrocínio parece que é um sacrilégio. Não é assim que as coisas acontecem. A nossa cidade precisa acreditar nos próprios filhos”, defendeu o vereador.

A Vemag iniciou suas atividades em 1945, sendo no início uma distribuidora dos automóveis Studebaker inclusive sendo esta sua razão social. Esta empresa automobilística montava e distribuia para todo Brasil veículos das marcas, Massey Harris, Studebaker, Ferguson, Kenworths e Scania Vabis.

O lema da Vemag era: “Brasileiros produzindo veículos para o Brasil”. A frase entrou para a história da indústria automotiva nacional, pois em 19 de novembro de 1956 era apresentada ao povo brasileiro a camioneta (ou perua) DKW-Vemag Universal, uma cópia do modelo fabricado pela Auto-Union, na Alemanha. Foi o primeiro veículo genuinamente nacional pelos parâmetros do GEIA, que não incluiu o Romi-Isetta, pois para ser considerado um carro de passeio o carro teria que possuir o mínimo de duas portas e quatro lugares.



Publicado em: