29 de maio de 2017

Saúde presta contas na Câmara

Durante a prestação de contas da Saúde, um dado chamou a atenção: os restos a pagar das obrigações financeiras subiram de R$ 3.875.349,13 em 2015 para R$13.460.009,85 em 2016. Questionada pela vereadora Sebastiana (DEM) sobre esse aumento, a diretora de Saúde Sonia Junqueira explicou que é por conta dos funcionários que aposentaram, visto que muitos deles estavam com férias vencidas.
Junqueira detalhou que Bebedouro é a única que possui UTI e atende mais 6 cidades, sustentando assim, os demais municípios. Ela disse que já foram cortados alguns gastos como horas extras e a redução de 20% dos comissionados além de outros gastos que também serão cortados, mas não precisou quais e nem como serão feitos esses cortes.
O atraso no pagamento dos médicos da OSSE também foi confirmado, visto que a prefeitura tem atrasado o repasse à cooperativa.
O vereador Paulo Bola (PMDB) questionou o atraso nos exames, o corte de energia de uma UBS por falta de pagamento da conta e o não fornecimento de remédio de alto custo. Foi explicado que os remédios dependem do fornecimento do Estado e será revisto o contrato para fornecimento de exames.
Nasser (Rede) reclamou que as planilhas de prestação de contas chegam sempre no mesmo dia da audiência, o que inviabiliza uma melhor análise. A diretora de Saúde prometeu mudar isso nas próximas audiências. O vereador ainda cobrou o uso de uma emenda parlamentar que conquistou em 2015 e até hoje não foi aplicada. Como resposta, foi informado de que o valor já sido gasto que ele receberia a informação sobre como foi utilizado o recurso.
Acompanharam a audiência os vereadores Mariangela Mussolini (PMDB), Nasser (Rede), Paulo Bola (PMDB), Sebastiana Tavares (DEM) e Tota (Solidariedade).

Planilha apresentada na prestação de contas em PDF, AQUI.