16 de maio de 2017

Sistema Municipal de Cultura é realidade em Bebedouro

Os vereadores aprovaram o projeto que cria o Sistema Municipal de Cultura. Enviado pelo prefeito Fernando Galvão (DEM), a propositura é uma iniciativa dos vereadores Jorge Cardoso (PSD) e Sebastiana Tavares (DEM).

Apesar da iniciativa dos vereadores, o projeto foi construído com a participação da classe artística e interessados por meio de algumas audiências públicas, sendo a última realizada em março na Câmara Municipal. Após o encontro, foi elaborado e enviado um anteprojeto da minuta ao Executivo que o devolveu para Câmara como projeto de lei para que fosse aprovado pela edilidade.

O projeto é uma antiga reivindicação dos artistas da cidade, que veem nele uma oportunidade de fomentar o setor cultural na cidade.

Sebastiana lamentou a ausência dos artistas na aprovação do projeto e explicou a importância da propositura. Com o sistema de cultura, será criado um fundo específico parta trabalhar a cultura. Outro ponto destacado pela vereadora é a possibilidade de a Cultura buscar recursos do governo estadual, federal e iniciativas privadas.

Jorge disse que o projeto não foi simples e que foi preciso debate público. Ele agradeceu aos gestores Glauco e Rogério pela elaboração da minuta e ao prefeito Fernando Galvão por ter encaminhado o projeto em tempo recorde após o envio da minuta.