05 de maio de 2017

Anúncio da reativação da malha ferroviária leva Piffer a articular por Bebedouro

O anúncio feito pela direção da empresa Rumo Logística, concessionária da linha férrea paulista, de que a reativação do ramal ferroviário Pradópolis/Colômbia será uma das iniciativas da empresa nos próximos anos em atendimento a um pleito dos prefeitos da região, reacendeu os debates em torno do projeto de ampliação do ramal que corta Bebedouro.

A informação foi divulgada sábado (29), no Bebedouro Shopping, durante a entrega do título de cidadania bebedourense ao chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Samuel Moreira, proposto pelo vereador e vice-presidente da Câmara de Bebedouro, Fernando José Piffer (PSDB).

O vereador prometeu dar início não somente à articulação para que Bebedouro possa ser beneficiada mais diretamente, mas também pela criação de um terminal multimodal próprio, além de um porto seco, visando interligar ferrovias e rodovias, com o apoio de grandes empresas e cooperativas instaladas na cidade e na região.

De acordo com Fernando Piffer, a reativação da malha ferroviária proporcionará o surgimento de uma nova onda de desenvolvimento em Bebedouro. Ele agradeceu ao chefe da Casa Civil e deputado federal licenciado, Samuel Moreira, ao governador Geraldo Alckmin, e aos deputados federais do PSDB que votaram a favor da Medida Provisória que permitiu a renovação por mais 30 anos das concessões ligadas à malha ferroviária.

Com a medida, a Rumo Logistica, que há dois anos tem o controle do setor no Estado de São Paulo, anunciou um investimento da ordem de quase R$ 5 bilhões na malha ferroviária paulista garantindo inicialmente a reativação do ramal Pradópolis/Colômbia, abrindo as portas para novos e maiores investimentos.

A previsão, segundo Piffer, é de que sejam destinados para a região, cerca de R$ 1 bilhão, beneficiando sobretudo a cidade de Bebedouro.