02 de fevereiro de 2017

Chanel chama todos os vereadores para deliberações sobre pautas

Com o intuito de  tornar mais transparente e ampliar a participação dos vereadores nas decisões relativas às pautas das sessões, o presidente da Câmara, vereador José Baptista de Carvalho Neto (SD), o Chanel, oficializou – a partir desta quinta-feira (3) – as reuniões de líderes de partidos.

De acordo com a Portaria nº 603, baixada pela Presidência da Casa no dia 26 de janeiro, além dos líderes de partidos, os demais vereadores e até servidores convocados poderão participar das discussões.

Na opinião de Chanel, a iniciativa – que tem o caráter de abrir – de forma inédita - as decisões da Mesa Diretora da Câmara – também representa sua gratidão aos colegas que o apoiaram de forma unânime para assumir a Presidência do Poder Legislativo nos próximos dois anos. Esta é a segunda vez que Chanel assume o comando do Poder Legislativo. A primeira vez foi no biênio 2009/2010.

Ainda de acordo com Chanel, a medida também irá garantir maior agilidade ao andamento das sessões, quando se consumia boa parte dos trabalhos em debates em torno da entrada ou não de projetos para votação.

“São pequenas medidas tomadas que fazem toda diferença não só no Poder Legislativo, mas para toda a cidade, pois permitem um envolvimento maior de todos, já que somos todos responsáveis pelos rumos de Bebedouro”, disse o presidente. As reuniões acontecerão sempre às quintas-feiras, entre 16h e 17h.

Chanel também irá garantir maior poder de decisão aos colegas vereadores no momento da composição final das comissões permanentes, que dão pareceres às proposituras antes de serem encaminhadas para votação. “Estas comissões são de grande relevância, pois dos seus pareceres dependem a votação em plenário”, avaliou o presidente.

São três as comissões: Comissão de Assuntos Gerais, Comissão de Redação e Justiça e Comissão de Finanças e Orçamento. Antes, a decisão quanto às suas definições era atribuição exclusiva do presidente. Agora não: estas decisões envolverão todos os vereadores.