22 de novembro de 2016

Vereadores rejeitam posse no Teatro Municipal e defendem uma nova Câmara

Os vereadores rejeitaram a proposta de emenda à Lei Orgânica que permitia que a sessão de posse, que é realizada no dia 1º de janeiro, acontecesse fora da casa legislativa. O teatro municipal era o local visto como o que melhor acomodaria a população, visto que a casa de leis dispõe de apenas 86 lugares.

Um dos autores da proposta, o vereador Paulo Bola (PMDB) disse que atendeu a um pedido dos munícipes e que é a primeira vez na história que Bebedouro tem um prefeito reeleito e o vereador mais votado da história e indagou o que atrapalharia se fosse realizada em outro lugar. Já o vereador Freitas (PT), que também assinou o projeto, disse que não é a primeira vez que essa proposta é debatida na Câmara e que entendia o posicionamento contrários dos outros edis. Já Angelo Daolio (PSDB) reconheceu que assinou a alteração sem ter conhecimento de causa, uma vez que após a posse do prefeito e vereadores ocorre a eleição da mesa diretora e a inscrição deve ser feita na secretaria da casa legislativa.

Chanel (SD) que votou contra o projeto afirmou que procurou vários juristas e que ninguém dá como certa a posse fora da casa de leis. Ele reconheceu que o assunto é polêmico e pregou um legislativo mais atuante e mais dedicado.  O vereador Juliano (PSD) disse que ficou em dúvida e que o teatro é melhor para população. Ele ainda alertou para fato de que não existe só a posse, mas diversas solenidades ao longo do ano e que é preciso pensar em uma Câmara maior para receber a população.

A democrata Sebastiana Tavares também concordou de que é preciso uma casa legislativa com no mínimo o dobro de capacidade da atual e de que votou contra o projeto devido à insegurança jurídica que ele traz. João Villela (DEM) também manifestou preocupação quanto à insegurança jurídica do projeto e concordou que a Câmara está pequena e que há a necessidade de uma discussão de um novo espaço.

O presidente Beto Mazzeu (DEM) concluiu dizendo que em todas as cidades as cerimônias de posse acontecerão em suas respectivas câmaras e que se a de Bebedouro é apertada ou não, é a que o município dispõe.