Notícias

19 de setembro de 2016

Funcionários recebem treinamento sobre prevenção e combate a incêndios


Visualize fotos

Servidores da Câmara Municipal de Bebedouro participaram – nesta sexta-feira (16) – de um treinamento ministrado pelo presidente da Defesa Civil de Bebedouro, Márcio José Martins, que teve como objetivo orientar sobre ações preventivas e de combate a incêndio no prédio. 

Márcio Martins, que também é servidor do Poder Legislativo, e há mais de cinco anos integra a Defesa Civil, por cerca de 1h30 expôs aos seus colegas um pouco das suas experiências em ações de combate a incêndio, e que apesar do prédio da Câmara Municipal estar de acordo com as normas de segurança e vir se aperfeiçoando estruturalmente cada vez mais com as orientações do Posto de Bombeiros de Bebedouro e da própria Defesa Civil, também não está livre do risco de um incêndio. 

Implantado nos últimos anos, o sistema de segurança do Poder Legislativo já recebeu vários elogios de autoridades da área. Além de estar dotado de hidrantes e detectores de fumaça, que provocam o acionamento de alarme antes mesmo do surgimento pleno de chamas, o prédio também possui informações sobre saídas de emergência, localização dos extintores estrategicamente instalados, um reservatório de 12 mil litros de água e mais: uma central de alarme que informa quais áreas estão sendo atingidas por incêndio, além de possuir lâmpadas de emergência e bomba anti-incêndio. 

Os servidores conheceram um a um todos os dispositivos oferecidos pela Câmara para ações de prevenção e combate a incêndio e o seu funcionamento. Uma das primeiras atitudes, em caso de princípio de incêndio, orientou Márcio Martins, é a rápida interrupção do fornecimento de energia elétrica com o consequente desligamento da chave geral. Evacuar a área e acionar o Corpo de Bombeiro seriam os melhores passos a seguir, dependendo da ocorrência. 

Em sua exposição, Márcio ainda orientou os colegas sobre quais extintores utilizar em cada ocorrência, formas de combate e – primordialmente – como se antecipar a princípios de incêndio. Além de presidir a Defesa Civil de Bebedouro, ele também é membro da CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes), que engloba todo o serviço público municipal. Outra servidora da Casa que integra a CIPA é Izabel Argollo.



Publicado em: