29 de junho de 2016

Presidente da Sicoob Coocresb receberá cidadania bebedourense

O servidor público e presidente da Cooperativa dos Servidores Valdecir Venâncio teve o seu nome aprovado por unanimidade pelos vereadores para ser o mais novo cidadão bebedourense. Ex-presidente do Sindicato dos Servidores, Valdecir é conhecido entre os servidores. Natural de Cândido Mota, Valdecir veio a Bebedouro com sua família na década de 80 motivado pela citricultura. A iniciativa da homenagem partiu do vereador Chanel (SDD).

Como servidor municipal, em outubro de 1988 começou a trabalhar no corte de grama nas praças e avenidas, mas com a promulgação da constituição Federal, só era permitido o ingresso no serviço público através de concurso ou em algum cargo de comissão (livre admissão e exoneração). Em 1990 se inscreveu e, com afinco, dedicou-se à sua formação no Curso de Cabeleireiro, o que se deu no ano de 1993, quando começou a montar o seu salão para trabalhar após o expediente da Prefeitura, onde já ocupava o cargo de jardineiro Alfangista conquistado em concurso prestado em 1991.

Sob a chefia do Sr. Júlio Marasca, trabalhava na poda de arvores numa creche do Hely Simões, quando começou a idealizar e elaborar um projeto social de cortes de cabelo, hidratações e outras atividade relacionadas com o curso de cabeleireiro. E, por intermédio de Antônio Santana da Silva (um grande amigo), foi apresentado ao Prefeito Edne José Piffer e ao Vice-Prefeito Ângelo Desenso Filho que entenderam a viabilidade prática do projeto e o aprovaram. Daí, com muito sucesso, começou a desenvolver o trabalho em todos os Centro Sociais Urbanos, onde, por escrito, os pais autorizavam o corte de cabelo dos seus filhos, numa média de 2,5 mil atendimentos/ano.

Em 1997 Valdeci concorreu à Presidência do Sindicato dos Servidores Municipais de Bebedouro e foi eleito, tomando posse em março de 1998. Ali foi reeleito, formou uma diretoria bastante atuante, dispunha-se a cortar o cabelo dos sindicalizados e, por razões de ordem familiar (cuidar do pai), deixou a presidência da entidade no final de 2001. Foi nesta época que surgiu a ideia de criar uma cooperativa de crédito de funcionários. Na ocasião o Departamento de Recursos Humanos o encaminhou para o almoxarifado da oficina da Garagem Municipal, onde ficou até o início de 2002, quando, motivado por um trabalho social que o Prefeito Hélio de Almeida Bastos vinha desenvolvendo junto à comunidade, solicitou transferência para o Departamento de Promoção e Assistência Social. Viu na Primeira dama Izaura Gradella Bastos um ser humano diferenciado a convidá-lo para, como trabalho social da Prefeitura e sem custo aos interessados, ministrar Curso de Cabeleireiro. Muitos profissionais que hoje estão no mercado foram seus alunos.

Na época corria o processo de homologação da Cooperativa de Crédito dos Servidores Municipais de Bebedouro, pois o Banco Central do Brasil já tinha homologado, ou seja, o funcionamento da Cooperativa já estava autorizado. Valdeci, por sua capacidade de se envolver em desafios e pela reconhecida hombridade, foi convidado a trabalhar nesta Cooperativa com uma Diretoria constituída e aprovada pelo Banco Central do Brasil. A Cooperativa começou em 2001 e, no ano seguinte, foi montado o estatuto e, em 2003, recebeu autorização do Banco Central. Então com uma carteira de empréstimo de R$ 1,7 mil, com patrimônio líquido de R$ 3 mil, em 2013 a Coocresb já contava com uma carteira de R$ 2 milhões, com 1,1 mil cooperados e um patrimônio de líquido de R$ 1 milhão. Com a meta de beneficiar pessoas de toda a microrregião, hoje funciona como banco implantado pelo sistema SISBR e mantém crescimento contínuo.

Em 2007, com Hélio de Almeida Bastos como Prefeito Municipal, foi convidado para trabalhar no Incra, onde até hoje atua como agente, desenvolvendo o curso de cabeleireiro com a comunidade nas Terças, quartas e quintas à noite, sendo os munícipes do Distrito de Botafogo atendidos às quartas-feiras à noite. Atualmente é Presidente do Sicoob Coocresb.