28 de junho de 2016

Presidente da Fecomerciários será agraciado com cidadania bebedourense

Por iniciativa do presidente da casa legislativa, vereador Beto Mazzeu (DEM), a Câmara aprovou o título de cidadão bebedourense ao presidente da Fecomerciários  Luiz Carlos Motta. Filho de pai bebedourense, Motta é natural de Ribeirão Preto e constituiu família e iniciou sua trajetória sindical na cidade de Tupã.

Na Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, passou por funções que o capacitou a ocupar a sua vice-presidência nos anos 90. Na década seguinte, foi eleito presidente. Em 2014 iniciou um novo mandato com 100% dos votos válidos, quando fechou o ano comemorando a conquista de dez anos consecutivos de aumento real à categoria. Na década, o índice acumulado foi de 21,77%. Na presidência já instalou treze regionais da Fecomerciários no Estado, descentralizando a ação federativa para chegar, com qualidade, em todos os municípios do estado de São Paulo. Inaugurou, e segue inaugurando, sedes e subsedes dos Sindicatos Filiados em todas as regiões do território paulista. Construiu, nas mais variadas cidades, cerca de 14 mil casas entregues aos trabalhadores pela Cooperativa Habitacional dos Comerciários do Estado de São Paulo, da qual também é presidente.

Tem forte atuação no programa estadual Fórum em Rede: “Criança não Trabalha”. Promove a inclusão de pessoas com deficiência por meio da dinâmica denominada “Café Sensorial”. Participa de programas de preservação do meio ambiente, a exemplo do Eco Comerciários. Desponta como um dos mais atuantes dirigentes sindicais responsáveis pela Regulamentação da Profissão de Comerciário. Em todas essas situações, Motta reforça seu comprometimento principal: defender os sagrados direitos dos comerciários.

Esta trajetória de lutas e vitórias o capacitou a ser candidato natural, com respaldo integral da categoria ao cargo de deputado federal nas eleições de outubro de 2014 quando recebeu votação consagradora: 94.992 mil votos, tornando-se primeiro suplente.

Atualmente, redobra suas atenções para a preservação de direitos trabalhistas ameaçados mediante o pretendido ajuste econômico recentemente anunciado pelo Governo Federal. O sindicalista assim afirma: “são direitos sagrados que conquistamos com o suor das nossas lutas. Não mediremos esforços para preservá-los”. Essas atividades projetaram o nome Motta no Estado, no Brasil e no Exterior.

Além da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (FECOMERCIÁRIOS), que representa 2,7 milhões de trabalhadores, é presidente da central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores) no Estado de São Paulo. Ocupa o cargo de tesoureiro na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e de tesoureiro e delegado Federativo no Sindicato dos Comerciários de Tupã, onde iniciou a sua carreira sindical nos anos 80.

Em 2015 foi eleito vice-presidente da CSI (Confederação Sindical Internacional). Trata-se da maior central sindical do mundo, com sede em Bruxelas (Bélgica), representando cerca de 200 milhões de trabalhadores nos cinco continentes.

Com uma atuação bastante efetiva, também é Conselheiro do Sesc. Nomeado pelo governador Geraldo Alckmin, Motta é Conselheiro Administrativo da Agência Estadual de Fomento denominada — DESENVOLVE - SÃO PAULO.