Em moção que está sendo encaminhada ao Governo do Estado, o vereador Paulo Henrique Ignácio Pereira (PMDB), o Paulo Bola, está solicitando à Secretaria da Educação que viabilize a contratação de 30 educadores universitários para o Programa Escola da Família.
O projeto, de acordo com o vereador, tem uma grande demanda em Bebedouro sobretudo pelos jovens, e carece de mais monitores. O Programa Escola da Família abre as dependências das unidades de ensino da Rede Estadual aos finais de semana, visando direcionar as atividades da comunidade voltadas para prática esportiva, lazer, cultura e cidadania, além de proporcionar entrelaçamento da sociedade com a escola.
“Além disso, havendo atividades em prol da comunidade, as dependências escolares não ficam ociosas nos finais de semana e, os usuários do local criam simpatia e ajudam nos cuidados e defesa contra aqueles que provocam danos e até prejuízos materiais, já que não ficarão ociosos nos finais de semanas, passando a ser ocupados pela comunidade participante”, justificou Paulo Bola.
Durante o ano de 2015, as escolas atenderam 30.359 pessoas, sendo que apenas sete bolsistas se desdobram para dar conta da demanda de atividades e pessoas, sendo que dedicam hoje, seus finais de semana ao Programa Escola da Família e, em contrapartida, têm seus estudos custeados por um dos maiores programas de concessão de bolsas de estudo do País, realizado em convênio com instituições particulares de Ensino Superior - o Programa Bolsa Universidade.
Esses convênios garantem aos universitários gratuidade nos seus cursos, o que valorizam a formação profissional dos estudantes, mas sobretudo permitem que esses dedicados bolsistas continuem sua formação acadêmica.
Os universitários contemplados com a bolsa contribuem com seu empenho e dedicação para o crescimento da comunidade local e, quando formados, acrescentarão ao currículo uma preciosa experiência, enriquecida por valores como a responsabilidade social e a participação comunitária.
Ainda segundo Paulo Bola, para a abertura da última inscrição para obtenção de bolsas, houve ampla divulgação em Bebedouro, especialmente junto às Escolas Estaduais: Abílio Alves Marques, Prof. Orlando França de Carvalho e Oswaldo Schiavon, entretanto até a presente data os classificados não lograram êxito em serem contratados e, aguardam com ansiedade e expectativa a chamada, pois dependem da bolsa para continuarem seus cursos.