06 de abril de 2016

Câmara aprova projeto que promete acabar com a falta de médicos

Os vereadores aprovaram o projeto que paga ao médico R$ 100,00 por hora trabalhada. A lei anterior pagava apenas R$30,00. A referência tem como base o valor pago pela AME de Barretos. Dessa forma, os médicos da atenção básica trabalharão 10 horas semanais nas unidades de Saúde do município.

A falta de médico nas unidades de saúde é um problema que se arrastava há meses, visto que o último concurso aberto não recebeu nenhuma inscrição. A principal razão foi o salário oferecido aos profissionais. Para trabalharem 30 horas semanais, a remuneração seria de R$ 1285,00. Valor que estava defasado em relação ao mercado.

A líder do prefeito Sebastiana Tavares (DEM) explicou que o concurso público não gerava atrativo e que foi preciso adequar ao valor de mercado. “Temos que satisfazer nossa população”, defendeu Sebastiana. O vereador e médico Dr. Fernando Piffer (PSDB) relembrou que havia sugerido a alteração do valor há um ano e que só agora reconheceram que estava certo. Ele lamentou que essa demora fez com que a população ficasse um ano sem atendimento médico.

Freitas (PT) disse que a população vai ao posto e não tem médico e que espera que a prefeitura resolva o problema com a aprovação do projeto. Paulo Bola (PMDB) confirmou que a maior reclamação da população de Bebedouro é a falta de médicos. E por fim, o Engenheiro Nasser (Rede) relembrou que a Saúde tentou de diversas maneiras solucionar esse problema e não conseguiu, mas que com o projeto daria um voto de confiança.

O diretor da Saúde Antonio Feltrim explicou que com a alteração, a falta de médicos será solucionada na próxima segunda (11) em todas as unidades de saúde. Com o novo valor a ser pago, os médicos manifestaram interesse em trabalhar nos postos.