06 de abril de 2016

Prefeitura teve oportunidade de colocar médicos e não fez, garante Freitas

O vereador Luiz Carlos de Freitas (PT) foi favorável ao projeto que aumenta o valor da hora do médico para suprir a falta deste profissional nas unidades de saúde, mas afirmou que a população ficou sem médicos por tantos meses devido à prefeitura não aderir ao Programa Mais Médicos.

Freitas explicou que o programa visa atender à atenção básica, que foi justamente o maior problema de Bebedouro.  Ele afirmou que todas as cidades do estado que fizeram inscrições foram contempladas com o programa, e citou o exemplo de Matão que recebeu 17 médicos.

Ele ainda disse que a última etapa do programa foi preenchida com médicos brasileiros e que há pesquisas realizadas entre usuários do programa em que a aprovação chega a 95%. E o único gasto que a prefeitura arca é a moradia e a alimentação do profissional. “Eu quero que as pessoas saibam a prefeitura teve oportunidade de fazer, de colocar médicos à disposição da população mais pobre e não fez”, finalizou o edil.

O vereador e médico Dr. Tiago (SD) afirmou que os profissionais não possuem capacitação para trabalhar no Brasil e disse querer a pesquisa de satisfação apontada por Freitas. Ele citou que um médico do programa Mais Médicos em Monte Azul Paulista precisou usar a Internet para pesquisar a doença do paciente e medicação a ser usada. Para Tiago, os médicos deveriam fazer a prova do CRM.

O vereador Engenheiro Nasser (Rede) alegou que faltou humildade da prefeitura para fazer o convênio com o governo federal e dar a oportunidade de atendimento à população.