29 de março de 2016

Vereadores repudiam agressão sofrida pelo Presidente

A agressão física que o presidente da Câmara Beto Mazzeu (DEM) sofreu por um munícipe durante a sessão foi repudiada pelos vereadores durante a sessão. O motivo da discussão foi a elaboração de uma moção de repúdio pela maioria dos vereadores para presidente Dilma Roussef por conta da nomeação do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil. O munícipe Francisco de Pádua, conhecido como Chico Chaveiro, discordou do requerimento e ficou conversando com vereador Freitas (PT) na galeria da Câmara.

O presidente Beto Mazzeu dirigiu-se a Chico e disse que não deveria manifestar no plenário, caso contrário teria que sair da casa legislativa.  Chico sentiu-se desrespeitado e desferiu um tapa na face do presidente e logo em seguida foi embora. Minutos depois, Beto também se ausentou para registrar um boletim de ocorrência sobre o ocorrido.

A colega de partido, vereadora Sebastiana Tavares (DEM) disse repudiar o ato que o presidente sofreu e o classificou como uma falta de respeito tamanha.  “Nós estamos na política. Somos agredidos verbalmente, por escrito, mas quando parte par agressão física, aí já extrapola tudo”, afirmou a vereadora.

Já o vereador Luiz Carlos de Freitas (PT) afirmou que não aceita que a violência seja usada para resolver as diferenças entre as pessoas. “Todo mundo que age de forma violenta, seja de um lado ou de outro é errado”, conclui o petista.

Para o vereador do PSDB Fernando Piffer a agressão física ao presidente foi agressão a todos os vereadores e também à população. “Isso é culpa do líder (LULA) que está sendo investigado e levando as pessoas a pegarem as armas nesse momento de crise que estamos vivenciado”.

Chanel (SDD) também lamentou o episódio. Disse conhecer Chico há 30 anos e sabe que é uma pessoa que discute e que defende o seu posicionamento, mas não aprovou a agressão. “Quando a pessoa agride, perde a razão”, finalizou o edil.