22 de março de 2016

TJ corta gratificações de representação e de nível universitário dos servidores

As gratificações mais uma vez foram assunto na tribuna da Câmara. Dessa vez, a notícia não foi das mais animadoras. Coube ao vereador Dr. Fernando Piffer (PSDB) informar que o TJ (Tribunal de Justiça) cortou as gratificações de representação e as de nível superior dos servidores municipais. O tucano explicou que o acórdão publicado atinge mais 1500 famílias bebedourenses e que a prefeitura tem 4 meses para parar de pagar as gratificações aos funcionários, tanto as que foram incorporadas como as que não. Ele ainda explicou que decisão judicial deve ser cumprida.

A vereadora democrata Sebastiana Tavares classificou a decisão como um tiro que saiu pela culatra. “Quiseram prejudicar a administração, alguns diretores e acertaram mais de 1500 famílias que serão prejudicadas”. Ela afirmou que serão atingidos inclusive os pensionistas, desde o ano de 1997. Tavares aproveitou para falar que o prefeito Fernando Galvão foi a São Paulo mais uma vez para tentar resolver a situação.

Chanel (SDD) disse que a decisão do tribunal deixou a maioria do funcionalismo de cabelo branco. O vereador criticou o fato das pessoas fazerem política antes da hora. Ele explicou que algumas pessoas, vereadores e o sindicato foram até o promotor Herbert de Souza e fizeram a denúncia por birra particular. “ A decisão do juiz fala diretamente que cesse o pagamento de representação e de nível universitário e que não existe incorporação”.

Entretanto, o edil apontou um problema ainda maior: o prazo para realizar uma readequação. De acordo com o calendário eleitoral, qualquer mudança deve ocorrer até o dia 2 de abril e deve passar pela Câmara e de acordo com o vereador, não há como fazer essa readequação em apenas 15 dias, visto o grande número de funcionários da prefeitura. Ele explicou que a Câmara conseguiu resolver esse problema no mês de dezembro do ano anterior por conta de o legislativo possuir pouco mais de 30 servidores.

Já Mirim Zola (PPS) manifestou solidariedade aos funcionários públicos. Ele disse que as pessoas querendo atingir alguns diretores municipais, conseguiram atingir 95% dos trabalhadores dignos que ainda não perceberam que serão prejudicados. “Fico indignado porque ouço dizer que isso foi apoiado pelo sindicato municipal”.

O vereador Engenheiro Nasser disse que se realmente vier a cessar as gratificações muitas pessoas serão prejudicadas, entretanto, ele não entende qual o número exato, uma vez que cada vereador fala um percentual: 1200,1500, 1800 e 95%. “Precisa chegar a um número porque isso coloca em dúvida o discurso de vocês e coloca pânico nas famílias”. O edil ainda afirmou que os 15 dias de prazo que o prefeito tem para resolver é uma total falta de competência, já que o assunto das gratificações surgiu desde o ano passado. Nasser ainda aproveitou para lembrar que o plano de carreira foi uma promessa do atual prefeito ao elaborar o plano de governo.