11 de março de 2016

Piffer e Daólio criam a Medalha Dr. Pedro Paschoal para homenagem a servidores da saúde

Anualmente, durante a Semana em comemoração à saúde, que ocorre de 3 a 9 de abril, o Poder Legislativo irá promover a entrega da Medalha Dr. Pedro Paschoal a 10 servidores municipais da rede pública de saúde que se destacarem em seus trabalhos.

A homenagem, que terá início já neste ano, será possível graças a decreto legislativo de iniciativa dos vereadores Fernando José Piffer e Angelo Daólio, do PSDB, aprovado por unanimidade pelo Plenário da Câmara nesta semana.

Serão homenageados médico, enfermeiro, auxiliar/técnico de enfermagem, dentista, atendente, motorista, servente, agente comunitário  de saúde, técnico em RX, técnico em farmácia, auxiliar da saúde bucal e agente de combate de endemias/agente sanitário.

E o mais importante, ressaltam Piffer e Daólio, é que os profissionais que serão homenageados serão escolhidos pelos próprios colegas de trabalho. No caso dos nutricionistas, biologistas, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, veterinários, terapeuta ocupacional, professor de educação física, e outra categoria não incluída nas anteriores, deverão escolher entre eles qual receberá o título naquele ano.

Excepcionalmente, em 2016, a solenidade acontecerá no mês de maio, mas a partir do ano que vem sempre na semana em comemoração à saúde, em abril. De acordo com os autores do projeto, a Medalha leva o nome do médico Dr Pedro Paschoal, já falecido, em reconhecimento ao trabalho prestado por ele em prol da saúde dos bebedourenses durante muitos anos.

Pedro Paschoal foi o fundador do Hospital Júlia Pinto Caldeira na década de 70 e que, indiretamente, atuou como a primeira unidade de saúde para assistência pública e privada, funcionando atualmente como o “coração” SUS do município e região.