08 de março de 2016

Com casa cheia, vereadores aprovam subvenção ao Instituto Sonho Vivo

Casa cheia para aprovação do projeto que concede subvenção de R$ 198.400,00 para o Instituto Sonho Vivo. O valor será repassado em oito parcelas mensais de R$ 24.800,00, sendo oriundo de verba municipal.

O projeto foi aprovado por 7 votos e recebeu duas abstenções. Os vereadores Engenheiro Nasser (PV) e Freitas (PT) optaram pela abstenção. Nasser disse que a ONG é ligada ao vereador Sensei, uma vez que a sede do instituto é no mesmo local de trabalho do edil e que não se sentiria à vontade em votar em um projeto que faria parte de um projeto político.

Já Freitas defendeu a socialização do esporte e disse que atualmente apenas o Instituto Sonho Vivo recebe subvenção da prefeitura enquanto as outras entidades não recebem. Ele advogou que seja feito da mesma forma que acontece com o Conselho Municipal da Criança e Adolescente, em que o dinheiro é depositado em um fundo municipal e liberado conforme a apresentação do projeto, garantindo assim, o mesmo direito a todos.

A vereadora Sebastiana Tavares (DEM) defendeu o projeto e disse que a prestação de contas é realizada mensalmente. “A maior corrupção é deixar as nossas crianças jogadas, sendo consumidas pela corrupção, álcool e violência”, afirmou a vereadora. Para concluir, ela afirmou que a resposta veio quando os alunos foram campeões nos jogos regionais.  O vereador Chanel (SDD) contou que conhece o projeto desde a sua concepção e disse não entender como não ajudar uma instituição da nossa cidade.

O vereador Sensei (DEM) usou a tribuna apara acusar as pessoas de sentirem inveja e ciúmes. Disse que admirava que o vereador filiado ao partido mais corrupto do país falar em honestidade. Aproveitou e pediu para o vereador Freitas investigasse os professores do departamento de Esportes que assinam o ponto e não vão trabalhar. Sensei cobrou publicamente a abertura de uma CPI e criticou o posicionamento dos vereadores que não votaram pelo projeto. “Abstenção é pura e nítida covardia. Ou você é contra ou é a favor. Não adianta fazer demagogia”, concluiu o edil.

Paulo Bola (PTB) que em outras ocasiões havia votado contra a subvenção à entidade resolveu dar um voto de “vamos confiar”. Aproveitou a ocasião para cobrar do poder público o mesmo tratamento para as outras entidades.  O vereador Fernando Piffer (PSDB) disse que não adianta afirmar que o projeto é bonito e optar pela abstenção.  “Ou você é contra ou a favor”, argumentou o tucano.

Dr. Tiago (PC do B) elogiou o Instituto Sonho Vivo e disse que ele é modelo para todas as outras instituições. Aproveitou para fazer um apelo às ONGs para que elas não dependam apenas de recursos públicos, mas que busquem parceria privada. Por fim, o vereador Mirim Zola (PPS) afirmou que é fã do esporte e apoiador do esporte e que não seria diferente ao apoiar o Instituto Sonho Vivo.