23 de fevereiro de 2016

Falta de médicos nos postos deve ser solucionada em até 20 dias

Durante a audiência pública de prestação de contas da Saúde, uma informação trouxe alívio aos que não encontram médicos nos postos de saúde: Essa situação deve ser resolvida nos próximos dias. O diretor do departamento de Saúde, Dr. Antonio Feltrim, explicou que fará uma reunião com os médicos e fará novamente um pregão para contratação de médicos.

Em 2015, a prefeitura abriu concurso público, mas não houve procura de candidatos. E por determinação legal, os médicos que atuam nas unidades básicas não podem ser contratados. Feltrim explicou que o departamento possui dinheiro para pagar os profissionais, mas enfrenta dificuldades para a contratação.

O diretor explicou ainda que tem administrado a dívida do Hospital Municipal e que a dívida da saúde no total aumentou por conta do pagamento do SASEMB, que estava atrasado.  Ele ainda informou que o gasto com o Laboratório São Roque gira em torno de R$110 a 140 mil por mês e que Laboratório Municipal retornará as atividades em breve.

Questionado pelo vereador Engenheiro Nasser sobre a implantação do PMAC (Programa nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica),Feltrim respondeu que o vice-prefeito não tem atrapalhado a implantação e que ela não vai ocorrer enquanto não ocorrer um estudo real. Ele disse ainda que o PMAC não serve apenas para gratificar funcionários, mas também para custeio de reformas e compra de medicamentos. O assunto foi alvo de críticas pelo vereador e médico Dr. Fernando Piffer.

Estiveram presentes na reunião os seguintes vereadores: Chanel (SDD), Engenheiro Nasser (PV), Mirim Zola (PPS) e Sebastiana Tavares (DEM).

Documentos que foram apresentados durante a Audiência Pública de Prestação de Contas da Saúde, baixe aqui.