16 de fevereiro de 2016

Agricultor João Estato receberá título de cidadania no dia 26

O agricultor João Estato, de 77 anos, será homenageado com o título de cidadão bebedourense no dia 26 de fevereiro em sessão solene, na Câmara Municipal. A iniciativa partiu do vereador do PPS, Mirim Zola, que durante o pronunciamento na tribuna contou sobre a trajetória de vida do paulistano que defende sempre que é “mais bebedourense do que muitos que nasceram nessa cidade”.

O autor explica que o gosto pelos estudos e a sede por conhecimento se mostram em todas as iniciativas de João Estato. Em 1957, ele concluiu ensino na Escola Prática de Agricultura José Bonifácio, em Jaboticabal; em 1971 e 1972, cursou o Ensino Médio no Colégio São Bento, em Araraquara, e na Instituição Universitária Moreira Morais, em Cravinhos, respectivamente; e, em 1980, conquistou o diploma de Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas de Ribeirão Preto.

Assim que se formou em Jaboticabal, em 1959, começou a trabalhar na Casa da Lavoura como auxiliar de médico veterinário, permanecendo por 30 anos na Secretaria da Agricultura (hoje, Casa da Agricultura), tendo se aposentado como chefe de seção.

Com a formação superior em Administração, lecionou na Escola Técnica de Comércio Vicente Cesar (antiga Academia), de 1980 a 1988, e na Organização Educacional Barão de Mauá, de 1980 a 1990.

Assim como os filhos, João Estato teve oportunidades para seguir carreira em grandes cidades, mas Bebedouro já estava enraizada em sua vida. Ele viu o progresso da cidade e lembra-se de quando a tradicional Avenida Raul Furquim terminava onde hoje é a Loja Maçônica. “Era só terra para frente! Uma cidade pequena, pacata e que, hoje, mudou muito. Minha filha quer que eu vá para Nova York. Pense, é a Capital do mundo! E prefiro Bebedouro. Sou paulistano e vim com 4 anos para o interior. Eu adoro isso aqui e não mudo nunca!”, conta.

Agricultor com vasta experiência, João Estato é exemplo de família, humildade e profissionalismo. Atualmente, ele e a filha Renata administram propriedade rural da família, em Bebedouro, focada na produção de cana-de-açúcar, café e coco, além de cachaça e rapadura.