Na manhã do dia 11 de janeiro (segunda-feira), em cerimônia realizada na Câmara Municipal, tomaram posse os cinco conselheiros tutelares eleitos pela população de Bebedouro no dia 4 de outubro de 2015. Na ocasião foram empossados os seguintes conselheiros: João Mercham Ferraz (442), Marcia Cristina dos S. Pires da Silva (423), Elaine Z. S. Caram Sabag (286), Eide Sueli P. dos Santos Aguiar (282) e Ana Marta Pereira (176). Os conselheiros terão mandado de cinco anos (2016-2019).
Em nome dos conselheiros, discursou a senhora Eide Aguiar, reeleita para função de conselheira. Ela deu as boas-vindas aos novos conselheiros e disse que a posse marca o início da ampliação das lutas das crianças e adolescentes. “Que a população conscientize fazendo denúncias e que as parcerias sejam ampliadas”, desejou Aguiar.
Já Lucimara Eliane Lopes, representando a Rede Criança e Adolescente, registrou a importância da data, visto que pela primeira vez a eleição foi unificada em todo o país. Ela ainda ressaltou que Bebedouro foi uma das poucas cidades da região que as etapas do pleito aconteceram sem nenhuma intercorrência.
Representando o prefeito Fernando Galvão (DEM) esteve o vice-prefeito Dr. Rômulo Camelini que ressaltou a grande missão dos conselheiros de garantir o direito da criança e do adolescente, direito esse muitas vezes desconhecido. Ela aproveitou para colocar o poder Executivo a serviço do conselho.
Em nome do poder legislativo, discursou o vereador João Baptista de Carvalho Neto, o Chanel (SDD), que classificou como árdua a tarefa a ser realizada pelos conselheiros e mencionou que eles são os representantes de suas comunidades. O edil aproveitou para dizer que os conselheiros podem contar com a Câmara Municipal.
Finalizando a solenidade, discursou a presidente do CMDC Jalili Saleh Gomes que pediu que os eleitos acreditem no trabalho e também na criança e no adolescente. Estiveram presentes na cerimônia os seguintes vereadores: Chanel (SDD), Engenheiro Nasser (PV) e Sebastiana Tavares (DEM).
O conselho tutelar foi criado junto com o ECA e tem por responsabilidade zelar os direitos da criança e do adolescente. É formado por membros eleitos pela comunidade para mandato de quatro anos e deve conter no mínimo 5 membros. Funciona 24h e em Bebedouro pode ser acionado pelo seguinte telefone: 17 3343 3380.