11 de dezembro de 2015

Vereadores cobram ações contra pernilongos também

Já não bastassem os mosquitos aedes aegypti  - transmissores da dengue e outras doenças mais  que tiram o sossego da população o ano todo durante o dia, agora é a vez dos pernilongos incomodarem o bebedourense durante as noites. Tudo influenciado pelas chuvas, altas temperaturas e mato alto. As queixas na Câmara Municipal não param de chegar.

Com base nestas informações, os vereadores Silvinho do Pão de Queijo (PMDB) e Sebastiana Tavares (DEM) encaminharam à Prefeitura – mais especificamente ao Departamento Municipal de Saúde por meio da Divisão de Controle e Zoonoses – indicação para que seja intensificada a pulverização em toda a cidade, mas sobretudo nos bairros periféricos, contra os danados pernilongos.

Nos bairros do setor oeste, compreendido por Alvorada, Califórnia e Progresso, e em bairros do setor norte, como Jardim do Bosque e Parati, há nuvens de pernilongos não só nos quintais, mas também dentro dos imóveis.

No documento encaminhado à Prefeitura, Silvinho e Sebastiana destacam que apesar dos insistentes trabalhos de conscientização feitos pelos agentes de saúde e da colaboração da maioria dos munícipes, é natural, nesta época, que os insetos se proliferem com maior intensidade.

“A proliferação da espécie se dá com facilidade e o seu combate deve ser permanente”, recomendaram os vereadores, e concluíram: “Muito se discute a eficiência da pulverização nesse processo, por tornar os vetores mais resistentes e por não ter um caráter permanente, mas quando aplicada, mesmo períodos curtos e constantes, resolve temporariamente o problema até que as medidas mais efetivas sejam tomadas, diminuindo os transtornos causados.”