07 de dezembro de 2015

Títulos de cidadania bebedourense serão entregues no dia 17 ao casal Garnica

Pela primeira vez na história da Câmara um casal receberá a cidadania bebedourense. Trata-se de Bartolomeu Garnica e Ivani Marques da Costa Garnica, fundadores da CEIFA (Comunidade Evangélica Igreja da Família) que reúne em Bebedouro 1200 membros. Ambos serão homenageados em sessão solene, na Câmara, no dia 17 de dezembro. A iniciativa da propositura partiu do vereador Dr. Tiago (PC do B) que em sua justificativa narra a vida do casal.

Natural de Pitangueiras/SP, Bartolomeu Guarnica nasceu no dia 7 de março de 1931 em uma família humilde, cujos pais, ao menos nos primeiros anos, não tiveram a oportunidade de oferecer aos filhos todos os privilégios que desejavam. Assim, Bartolomeu e seus quatro irmãos tiveram uma infância difícil.

Também de uma família simples e humilde, Ivani Marques da Costa Garnica nasceu na cidade de Viradouro no dia 21 de março de 1933, da união de Reduzino Marques da Costa e Maria Antonieta da Costa Balieiro, tendo como irmãos Dioné Marques da Costa e Antonio Carlos Marques da Costa. A família morava em uma propriedade rural e seus pais eram rígidos na educação dos filhos, inclusive quanto à formação escolar, por isso, cotidianamente Ivani se esforçou muito nesta fase da vida para poder estudar, percorrendo alguns quilômetros até chegar à rodoviária para pegar o ônibus.

Eles já residem em Bebedouro há 46 anos. E quando para cá vieram, dona Ivani passou a constar entre as pessoas que estavam à frente da Igreja Nossa Senhora da Aparecida, sempre ajudando no que fosse preciso, o que é uma forma de atitude consonante com a sua inerente disposição em dedicar-se ao próximo, fazendo o bem sem olhar a quem. Alguns anos depois, o casal passou a seguir a religião evangélica e, em cumprimento a esta chamada, começaram com uma igreja improvisada na garagem da sua residência, onde faziam encontros semanais com alguns amigos para estudar e compartilhar o sentido expressado na palavra de Deus. Essa iniciativa se frutificou, cresceu e, atualmente, virou a CEIFA (Comunidade Evangélica Igreja da Família), que possui em torno de 1200 membros. Seguindo os passos dos pais-fundadores, Simara, a filha caçula do casal, hoje é líder da igreja.

Ivani e Bartolomeu fundaram o Lar dos Pequeninos, entidade onde se abrigavam crianças abandonadas, carentes e que hoje se tornou a Casa de Santa Clara. Também são empreendedores no nosso município, onde, entre propriedades que possuem ou foram possuidores, constam seis postos de combustível e um hotel (Pioneiro Park Hotel), o que representa a geração de muitos empregos, diretos e indiretos, ajudando no sustento de muitas famílias bebedourenses e no desenvolvimento da nossa economia.

As atitudes do casal se complementam para harmonizar decisões centradas àqueles que os procuram. Ivani pela incansável disposição em ajudar as pessoas, pois por onde passa leva o seu otimismo, simpatia, amor e alegria, usando as palavras certas para encorajar as pessoas a tomarem as decisões corretas, a perseverarem, lutarem por suas metas, sempre numa direção justa e centrada em Deus. Já Bartolomeu, que é muito centrado e batalhador, até hoje trabalha em suas propriedades rurais e não se omite em instruir as pessoas a tomarem a decisão que considera ser a melhor e mais correta nos seus negócios, orientando-os a agirem com responsabilidade empresarial e humana mesmo em momentos de crise, como, por exemplo, a que o país vive hoje.