Durante a audiência pública que debateu o projeto que visa à classificação de Bebedouro como município de interesse turístico, os seus participantes foram unânimes em afirmar que a proposta renderá muitos frutos à cidade. A previsão é de que em dois anos saia a nova classificação dos municípios.
O debate foi proposto pelo vereador Fernando José Piffer (PSDB) e aconteceu na última sexta-feira (27) com a participação do gerente executivo da Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo (Aprecesp), Carlos Fernando Zuppo, que ministrou uma palestra acerca do tema.
Para o empresário Piffer Jr, deve-se agir regionalmente, sem competir com os municípios vizinhos. Ele disse isso por apostar que Bebedouro deve investir nas deficiências das cidades de Olímpia, muito conhecida por seu parque aquático, mas que diferentemente de Bebedouro, não possui pontos turísticos, e de Barretos. A ideia é atrair os turistas que visitam aquelas cidades.
Neste quesito, o vereador Fernando Piffer opinou que Bebedouro tem uma grande oportunidade nas mãos e muito a aprender com o gerente executivo da Aprecesp e seu amigo pessoal, Fernando Zuppo, chamado por ele de o “papa do turismo”.
A turismóloga Alessandra Pinheiro, servidora estadual lotada no horto florestal de Bebedouro (Floresta Estadual), defendeu que o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) mostre a sua força e não deixe que o projeto do turismo seja interrompido por interferências políticas. “Temos tudo, e a gente precisa começar a ganhar com isso através de um projeto de desenvolvimento econômico e não de um projeto político.”
Ao lamentar o abandono de projetos iniciados por ele em parceria com várias instituições locais, o presidente do Condema (Conselho Municipal do Meio Ambiente), João Gandra, também disse temer que isto volte a acontecer.
Na opinião do agente de turismo Marcos Junqueira Franco, que há 25 anos atua na área, todos devem “vestir a camisa de Bebedouro” para que a cidade ganhe com suas belezas. “Se você trouxer uma pessoa para sua casa e ela estiver desarrumada, a pessoa não irá voltar mais”, exemplificou, destacando a necessidade de manter a conservação da cidade.
Nilson Fernandes, presidente da ONG GABrasil, cumprimentou Fernando Piffer pela iniciativa e como sugestão pediu aos presentes que se mobilizem no sentido de instalar outdoors às entradas dos municípios de Barretos e Olímpia promovendo atrações de Bebedouro.
Fernando Piffer fez uma avaliação positiva da audiência ao afirmar que a Câmara de Bebedouro cumpre o seu papel de estimular o debate sobre questões relevantes à cidade. A representante do Comtur no evento, Sílvia Fachini, aproveitou para convidar a todos para participarem sempre das reuniões do conselho para que o movimento ganhe cada vez mais força.