TURISMO 2: Especialista afirma que Bebedouro poderá ser sede regional
Durante palestra na audiência pública convocada pelo vereador Fernando Piffer (PSDB) para debater a proposta de classificação de Bebedouro como município de interesse turístico, o gerente executivo da Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo (Aprecesp), Carlos Fernando Zuppo, afirmou que Bebedouro poderá vir a sede regional, liderando uma administração descentralizada por sua pujança. “Não é um concurso para ver quem chega primeiro”, disse o gerente. “É um processo para ver quem é mais competente."
Em sua apresentação, Fernando Zuppo destacou que a Aprecesp favorece a aproximação com o Governo do Estado, a promoção de programas de qualificação ligados ao turismo, participações em feiras nacionais e até internacionais, e Bebedouro apresenta todas as condições para vir a ser declarado, ao final de todo o processo, como estância turística.
“O turismo deve ser bem pensado e planejado, com sustentabilidade econômica e social”, afirmou. Como conselho, disse aos participantes da audiência que se deve trabalhar sempre pensando na integração regional e “com a legislação ambiental sobre a mesa” dada a sua relevância e rigor. Ele recomendou o mesmo aos vereadores durante o processo de aprovação do Plano Diretor do Turismo no Legislativo.
Um terço das cidades do Estado de São Paulo, segundo ele, serão declaradas como vocacionadas para o turismo nos próximos anos e frisou querer ajudar muito Bebedouro neste trabalho. "A ajuda que estou dando para Bebedouro é voluntária e gratuita”, declarou. “Gosto muito do Fernando (Piffer), do prefeito e de Bebedouro.”
Com isso, a cidade só terá a ganhar: ganhará em divisas, ganhará na geração de empregos e ganhará em qualidade de vida, se projetando em todo o mundo.