01 de outubro de 2015

Dívida atual da prefeitura chega a R$99 milhões

Na última audiência pública de prestação de contas realizada pela prefeitura na Câmara Municipal, o diretor do departamento financeiro Josué Souza informou que a dívida atual da prefeitura chega a R$ 99 milhões.  A dívida foi contraída em governos anteriores e parte dela é referente a precatórios. Já a dívida a curto prazo é de R$ 32 milhões.

A prefeitura, o IMESB e o SAAEB já gastaram mais que arrecadaram na seguinte proporção: Prefeitura (Receita 58,55% e Despesa 63,73%), IMESB (Receita 63% e Despesa 71,04%) e SAEEB (Receita 45,29% e Despesa 72,39). Josué afirmou ainda que tanto a Educação como Saúde conseguiram reduzir as despesas e que dificilmente a prefeitura arrecadará os 100% do que foi previsto, uma vez que a maior arrecadação ocorre no primeiro quadrimestre.

A dívida atual da prefeitura com o SASEMB chega a R$ 8 milhões, envolvendo encargos e parte de parcelamentos de governos anteriores. Atualmente a prefeitura está em fase final de negociação com a autarquia e a Câmara deve receber um projeto de parcelamento de débitos.  O município também está em débito com o SAAEB. Já os pagamentos com as entidades estão em dia.

Indagado sobre a contratação de uma agência de publicidade por parte da prefeitura, o diretor financeiro afirmou não conhecer nenhuma tratativa sobre o assunto. A audiência pública foi presidida pela vereadora democrata Sebastiana Tavares, única vereadora presente nas duas reuniões.

Documentos que foram apresentados durante a Audiência Pública de Prestação de Contas da Prefeitura, baixe aqui.

Documentos que foram apresentados durante a Audiência Pública de Prestação de Contas da Saúde, baixe aqui.