Mais de 20 pilotos nacionais participaram da disputa sudeste de planadores, considerada a mais competitiva dos últimos tempos. Foram disputadas na etapa Sudeste as classes Racing e Olímpica e os campeões foram conhecidos no sábado (19/09) durante um jantar em Bebedouro.
No domingo (20) começou o Campeonato Brasileiro de Planadores com mais de 32 pilotos, e foram disputadas as classes Aberta (Open) “C”, Racing “B” e Olímpica “A”, de acordo com as normas contidas no Manual Esportivo da FBVV e com o Regulamento Local. As classes são determinadas pelo tamanho, peso e performance de cada planador seguindo o Handicap-alemão utilizado pela FBVV.
As decolagens ocorreram durante toda a semana às 11h30 e o evento foi aberto ao público, que pode acompanhar a rotina e os preparativos dos pilotos antes e depois das provas, que tinham até 300 km de extensão e 4 horas de duração.
A competição exigiu que os pilotos completassem uma rota pré-definida na maior velocidade e menor tempo possíveis valendo pontos, que foram computados todos os dias após cada prova. No aeroporto foi montado um restaurante para atender ao público, equipes e pilotos. Aproximadamente 150 pessoas foram envolvidas no campeonato, que se hospedaram em hotéis em Bebedouro e desfrutaram da gastronomia da cidade.
Fundada em 1954, a Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV) é uma entidade jurídica sem fins lucrativos, responsável pelo desenvolvimento e regulamentação do voo a vela no Brasil. Filiada à Fédération Aéronautique Internationale (FAI) – órgão que regula o esporte e estabelece normas de segurança internacionais – e vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COI), a FBVV é a única representante do voo a vela e de seus praticantes junto às instituições públicas e privadas do país.
Atuando em conjunto com os aeroclubes de cada região, a instituição tem desenvolvido diversos projetos com foco na evolução e no aperfeiçoamento do esporte, como o Projeto Voa SP 2.
A FBVV é responsável ainda pela manutenção do Ranking Brasileiro de Pilotos de Planador, que ordena o desenvolvimento e treinamento de pilotos esportivos e define a participação em eventos internacionais.
(Colaborou: Márcio Martins)