29 de setembro de 2015

Aprovado projeto que multa bancos que recusarem recebimento de contas

As constantes reclamações dos usuários que não conseguem pagar os seus boletos nas instituições bancárias estão com os dias contados. A Câmara aprovou por unanimidade o projeto de lei do vereador Dr. Tiago (PCdoB) que proíbe os bancos de recusarem recebimento de boletos e contas diversas nos caixas de atendimento presencial.

Cabe agora ao prefeito Fernando Galvão (DEM) sancionar o projeto que foi aprovado pelos vereadores. Uma vez sancionada a lei, os bancos terão um prazo de 120 dias para se a adequarem à nova legislação. Caso algum estabelecimento bancário descumpra o dispositivo será multado em 10 UFM (R$800,00) dobrado a cada reincidência.

Durante a fala na tribuna, Dr. Tiago justificou que os bancos não aceitam o recebimento de contas por usuários não correntistas e com a aprovação do projeto a população terá conforto no pagamento de suas contas.

No projeto de lei o vereador justificou que a iniciativa não tem a pretensão de regular serviços ou a forma como são prestados pelas instituições em referência, o que caracterizaria falta de competência, apenas cobrar o cumprimento de normas já estabelecidas.