15 de setembro de 2015

Câmara aprova atendimento preferencial para doadores de sangue

Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto do vereador Dr. Tiago (PCdoB) que dispõe de atendimento preferencial aos doadores de sangue em estabelecimentos comerciais, supermercados, bancos, eventos culturais e lotéricas.

De acordo com a propositura os estabelecimentos deverão contar com os caixas bem sinalizados além de conter o número da lei e a data de publicação. O projeto prevê ainda que será considerado doador aquele fizer pelo menos uma doação no período de seis meses. Caso o estabelecimento descumpra a lei, poderá ser multado em até 5 UFM ( cinco unidades fiscais do município).

Durante o discurso na tribuna, Dr. Tiago afirmou que só quem passa por uma cirurgia ou uma urgência que necessita de sangue sabe da importância da doação. Na justificativa do projeto o edil disse nem 1% da população é doadora de sangue e que nos hemocentros e bancos de sangue a luta para manter o estoque é grande.  Dr. Tiago cita ainda que lei semelhante foi provada em São José dos Campos e foi julgada constitucional.

O vereador e também médico Dr. Fernando Piffer (PSDB) parabenizou a iniciativa e disse que ela gratificará a pessoa que doa um pedaço de si para o próximo. “É um reconhecimento dessa casa de leis para aquele que para o próximo”, justifica-se o tucano.