15 de setembro de 2015

Professora Osória é imortalizada com nome em escola

A saudosa professora Osória Lopes José Andrade ficou conhecida por ser um ícone da comunidade negra e uma das fundadoras do clube José do Patrocínio. Falecida no último mês de abril, a professora Osória teve o nome perpetuado com a aprovação do projeto que leva o nome dela ao Cemei do Jardim Itália. A aprovação ocorreu por unanimidade durante a 26ª sessão ordinária.

Na tribuna da Câmara a vereadora Sebastiana Tavares (DEM) classificou Osória como mulher de atitude e que além de ser uma das fundadoras do clube José do Patrocínio, ela também foi atuante no Conselho da Mulher e na APEOESP. Já o vereador do PT Luiz Carlos de Freitas disse que o projeto é uma reivindicação de diversas pessoas que desejavam perpetuar o nome da professora.

No último mês de abril, a professora Osória foi homenageada com o Diploma de reconhecimento Público em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.  Na justificativa do projeto, o prefeito Fernando Galvão narra luta da professora que conseguiu graduar-se em quatro cursos: Ciências Sociais, Geografia, Administração Hospitalar e Pedagogia.