14 de agosto de 2015

Por unanimidade, vereadores aprovam Semana de Prevenção à Hipertensão

De autoria do vereador Tiago Bosco de Souza Elias (PCdoB), o Dr. Tiago, o projeto de lei que institui a Semana de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial no calendário oficial de eventos do município foi aprovado por unanimidade, nesta segunda-feira (10), durante sessão ordinária.

Atividades diversas chamando a atenção para os riscos da hipertensão e para as formas de controlá-la e até evitá-la deverão acontecer durante a semana do dia 26 de abril, quando é comemorado em todo o País o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão.

O projeto de lei também prevê a celebração de parcerias entre o Poder Público e a iniciativa privada. De acordo com Dr. Tiago, a hipertensão é uma doença que pode acometer a todos, homens, mulheres e crianças, inclusive as tidas como mais calmas. Ela é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Em Bebedouro, por exemplo, nos quatro primeiros meses deste ano, morreram 176 pessoas, sendo 94 homens e 82 mulheres, em decorrência de doenças cardiovasculares, o que representou um aumento de 117% em relação ao ano de 2014.

“As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão”, afirma Dr. Tiago. Uma das primeiras medidas a serem adotadas são os hábitos saudáveis, como práticas de atividades físicas regularmente e diminuição do sal nos alimentos.

Vistas

O projeto de lei nº 93/2015, de autoria do Poder Executivo, que estabelece a abertura de um crédito suplementar de R$ 2,1 milhões não foi votado nesta segunda-feira (10). Tramitando em regime de urgência na Câmara, o projeto reserva recursos para as contas de água, energia elétrica e telefone da Prefeitura, mas recebeu pedido de vistas do vereador Chanel (SD).