07 de agosto de 2015

Fernando Piffer profere palestra na Semana de Amamentação

O vereador, pediatra, cirurgião pediátrico e médico do Trabalho, Fernando José Piffer, foi um dos palestrantes durante a Semana de Amamentação ocorrida de 3 a 8 de agosto, no anfiteatro do Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira.

Durante a palestra, que teve como tema “Amamentar Vale Ouro” e a promoção da Prefeitura de Bebedouro em parceria com o Instituto dos Lagos Rio,  o médico ressaltou a importância do aleitamento materno classificando-o como um direito do bebê e um dever  da mãe. “É a nutrição perfeita para o desenvolvimento da criança”, disse Fernando Piffer.

Cerca  de 60 gestantes acompanharam atentas à sua explanação. Além de destacar a amamentação, Fernando Piffer também abordou assuntos não menos importantes como os exames pré-natal, os cuidados imediatos na sala de parto,  a assepsia, a carteira de vacinação, os acidentes mais comuns nesta fase da vida, etc.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno exclusivo deve ocorrer até os seis meses e ser complementado com outro alimento até os dois anos de vida. De acordo com Fernando Piffer, o leite materno melhora o desenvolvimento mental do bebê, a digestão, a formação da boca e, consequentemente, o alinhamento dos dentes.

Ainda segundo o pediatra, não só o bebê ganha com a amamentação. As mães também são beneficiadas, pois queimam calorias, previnem a osteoporose, retardam a menstruação, o útero volta ao tamanho normal mais rápido, a mama fica protegida de futuras lesões, além de protegerem o ovário.

Antes de Fernando Piffer, também falou às gestantes o médico ginecologista Eurico Medeiros Jr. “Maternidade é missão”, afirmou. “Passem energia, passem saúde para os seus filhos”, pediu Dr. Eurico. O diretor do Departamento Municipal de Saúde, Antonio Carlos Feltrin, também prestigiou o evento.