01 de julho de 2015

Vereadores lamentam exclusividade ao prefeito em decisões sobre a Zona Azul

Os vereadores Paulo Bola (PTB), Luiz Carlos de Freitas (PT) e Engenheiro Nasser (PV) lamentaram mais uma vez a Lei Municipal 4.909, de 15 de outubro de 2014, que delegou poderes exclusivos ao prefeito no caso de alterações no sistema de estacionamento rotativo denominado Zona Azul.

O pronunciamento dos vereadores ocorreu nesta terça-feira (30), durante audiência pública convocada por Paulo Bola para debater recente decreto baixado pelo prefeito Fernando Galvão Moura que ampliou a área de abrangência da Zona Azul. A medida irritou não só os consumidores, mas também comerciantes, comerciários e até os moradores do centro de Bebedouro.

Paulo Bola, Nasser e Freitas foram os três vereadores que à época votaram contra a mudança na legislação, que exigia que qualquer alteração à Zona Azul fosse submetida à apreciação do Poder Legislativo e, consequentemente, da população por meio de audiências públicas.

O vereador Chanel (SD), que também participou da audiência nesta terça-feira, à época, se ausentara do plenário, mas aproveitou o evento desta terça para manifestar o seu apoio às reivindicações do comércio.

Embora tenha avaliado a audiência pública desta terça como bastante produtiva, Paulo Bola ainda disse esperar que o prefeito reveja sua decisão de ampliar o perímetro da Zona Azul e se reúna com as pessoas mais afetadas pela medida em busca de um consenso, pois as sugestões apresentadas foram muitas.

Nasser cumprimentou Paulo Bola pela iniciativa de debater o assunto com os comerciantes, empregados do comércio e moradores da área central. A exemplo do petebista, Nasser também fez críticas ao não comparecimento do diretor de Trânsito de Bebedouro, Archibaldo Brasil, pois muitas perguntas ficaram sem respostas durante o debate, e enfatizou a aprovação da lei que deu exclusividade ao chefe do Executivo nas decisões sobre o estacionamento rotativo.

“O Legislativo deu carta branca para o prefeito, que não é democrático e não ouve a população”, reclamou o vereador. A lei, inclusive,  isenta o município de responsabilidades nos casos de furtos e danos em veículos estacionados no perímetro compreendido pela Zona Azul.

Luiz Carlos de Freitas, que em indicação recente sugeriu à Prefeitura a implantação de um programa que contemple os comerciários nos estacionamentos, também defendeu a revogação do Decreto nº 11.502, que ampliou a Zona Azul. “Existe uma insatisfação geral”, concluiu o petista.