23 de junho de 2015

Com plenário lotado, Câmara aprova Plano Municipal de Educação

Os vereadores aprovaram o Plano Municipal Educação durante a 20ª sessão ordinária. O projeto seguirá para o Executivo para ser sancionado e transformado em lei. O PME foi construído com a colaboração dos professores da cidade e representantes do Fundeb, Conselho Municipal de Educação, equipe técnica e comissão de organização.  O projeto ainda foi discutido em duas audiências públicas e depois seguiu para plenária antes de ser encaminhado para Câmara em forma de projeto de lei. O PME contém metas e estratégias para a educação do município para os próximos 10 anos.

Embora não contemplado no PME, o item ideologia de gênero pautou a discussão do projeto. A vereadora democrata Sebastiana Tavares apresentou um vídeo sobre o assunto e disse que a Igreja Católica foi contra a inclusão desse item. A democrata ainda defendeu que a discriminação deve ser combatida  de qualquer forma, seja ela social, racial, religiosa ou qualquer outro tipo.

O vereador Luiz Carlos de Freitas (PT) disse que a construção do PME ocorreu em todo o país e disse que em Bebedouro o autor do projeto não era o prefeito, mas sim os professores e representantes que participaram da elaboração do plano. O petista ainda elogiou a forma como foi conduzida a elaboração do projeto.  Já o Engenheiro Nasser (PV) explicou a complexidade do projeto e disse que esteve presente nas duas audiências públicas realizadas na Câmara Municipal e de como os temas foram tratados de forma democrática.

O vereador tucano Dr. Fernando Piffer lamentou que o Brasil em vez de discutir o plano, perdeu tempo discutindo a ideologia de gênero, uma bobagem na visão do edil que desviou a atenção de questões como o financiamento, onde o governo federal tira o dinheiro da educação e sem dinheiro não tem como pagar melhor os professores.