Explicando - passo a passo - a maneira com que todos os bebedourenses podem ter acesso às prestações de contas acerca das viagens realizadas pelos vereadores, o vice-presidente da Câmara de Bebedouro, vereador Fernando José Piffer (PSDB), afirmou que a falta de transparência está nas pessoas que insistem em dizer que não há qualquer publicidade nesta área, no Poder Legislativo.
O esclarecimento foi feito por Fernando Piffer durante a sessão ordinária da última segunda-feira (8), dias após o Plenário ter rejeitado projeto do vereador Luiz Carlos de Freitas (PT) que estabelecia a inclusão, no site da Câmara de Bebedouro, das informações detalhadas sobre as viagens feitas pelos vereadores.
De acordo com Piffer, todas as solicitações apresentadas na proposta de Freitas são disponibilizadas com agilidade desde 2009, quando a Câmara ainda era presidida pelo vereador José Baptista de Carvalho Neto (SD), o Chanel. Se o projeto de Freitas fosse aprovado, o site do Legislativo disponibilizaria um link onde constaria o destino, a data de saída e chegada, os valores gastos nas viagens e isto já acontece há vários anos através do link denominado “Portal da Transparência”, que se localiza no menu “Financeiro” do portal da Câmara de Bebedouro.
Piffer chamou de malandragem, politicagem e demagogia barata a falta de esclarecimento à população. “Como não existe transparência?”, perguntou o vereador. “Isto é publicado há muito tempo.” Além da prestação de contas das viagens realizadas pelos vereadores a serviço do município, o Portal da Transparência também mostra dados sobre salários dos vereadores e funcionários, despesas com fornecedores e prestadores de serviço, além de trazer notícias atualizadas diariamente a respeito das atividades da Câmara Municipal.
Por meio do site, também é possível ao internauta se cadastrar para receber as pautas das sessões por e-mail, além de acompanhar, ao vivo, as transmissões das sessões e audiências públicas promovidas pelo Legislativo. Os projetos e toda a legislação municipal também estão no site para consultas.