11 de junho de 2015

Cobrada por vereadores, Administração anuncia “Plano de Adimplemento”

Com uma dívida estimada em R$ 100 milhões, a Prefeitura espera apresentar dentro de 30 dias – à Promotoria Pública de Bebedouro – o que o responsável por sua Controladoria, Luís Antônio Nogueira, chamou de “Plano de Adimplemento”.

Além da cobrança feita pelo Ministério Público, que quer ter em mãos a estratégia e as medidas que estão sendo tomadas pela Prefeitura para equacionar suas contas, os vereadores também reforçaram a solicitação nesta quarta-feira (10), durante a audiência pública que debateu a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Além do vereador Chanel (SD), que foi incisivo em sua fala, também cobraram medidas por parte da Prefeitura o presidente da Câmara, Beto Mazzeu (DEM), e os vereadores Nasser (PV), Fernando Piffer (PSDB), Luiz Carlos de Freitas (PT) e Mirim Zola (PPS).

A audiência pública contou com a presença de Luís Nogueira, do diretor de Habitação, Mário Pereira de Sá, e do contador Edson Gazzotti, que representaram a Prefeitura na mesa formada pelo presidente da Câmara. A vereadora Sebastiana Tavares (DEM) também participou da audiência, que atraiu cerca de 20 pessoas ao Legislativo, nesta quarta.

Luiz Nogueira negou que esteja faltando até combustível para os veículos da frota municipal e garantiu que as medidas de contenção de despesas em diversos setores da Administração estão sendo tomadas. Para o vereador Chanel, se as providências não saírem do papel de verdade, a “cidade vai fechar”.

Engenheiro Nasser reiterou que a Prefeitura precisa fazer a sua parte e não apenas ficar contando com recursos que chegam da União e do Governo do Estado. De acordo com o vereador, a lição tem que começar em casa e não é o que se tem visto na prática. “A Administração não está parada”, respondeu Luís Nogueira a Nasser.

As despesas na saúde também esquentaram o debate com as participações dos vereadores Beto Mazzeu e  Fernando Piffer, que cobrou atitude da Prefeitura ao defender o fim do contrato com a Organização Social que atua no Departamento Municipal de Saúde.

Lei de Diretrizes Orçamentárias

A LDO deve ser votada na Câmara de Bebedouro ainda neste mês. O prazo para emendas termina na próxima semana. Luiz Carlos de Freitas ressaltou a importância de se prever nela, através de emenda, a implantação de um programa de coleta seletiva do lixo domiciliar na cidade. Também constará uma emenda em defesa da causa animal.