09 de junho de 2015

Proposta de Nasser para sistema de captação de águas pluviais é derrubada por 7 a 2

Com votos contrários dos vereadores Chanel (SD), Sensei (DEM), Fernando Piffer (PSDB), Ângelo Daólio (PSDB), Mirim Zola (PPS), Paulo Bola (PTB) e Dr. Tiago (PC do B), o Plenário da Câmara rejeitou a proposta de lei apresentada pelo vereador  Nasser José Delgado Abdallah (PV) que previa a criação de um sistema de captação para uso e/ou reúso de águas pluviais em Bebedouro.

A votação aconteceu nesta segunda-feira (8), durante a 18ª sessão ordinária do ano. Apenas o autor do projeto e o vereador Luiz Carlos de Freitas (PT) foram favoráveis, o qual – segundo Nasser, tinha por objetivo acabar com a utilização de água tratada para serviços domésticos, como lavagem de quintal, calçadas, veículos e até para aguar plantas, e conscientizar a população sobre a importância da preservação da água, sobretudo dos níveis dos reservatórios do município.

Na sessão desta segunda-feira, foi colocado em votação o projeto substitutivo ao original, que trouxe algumas novidades com base no resultado das discussões ocorridas em duas audiências públicas na Câmara.

Pelo projeto, seria obrigatória a instalação do sistema de captação de águas pluviais por unidade aprovada quando a somatória da área de cobertura da unidade residencial dentro de um mesmo terreno fosse igual ou superior a 120 metros quadrados. O limite inicialmente proposto era de 70 metros quadrados.

A capacidade mínima seria de 2 mil litros de água para cada cisterna, mas a proposta esbarrou, segundo os vereadores que votaram contra, na falta de estudos e impactos financeiros, o que onerariam em muito a população, sobretudo os mais carentes.