02 de junho de 2015

Câmara rejeita contas de ex-prefeito

Os vereadores aprovaram o projeto da Comissão de Finanças e Orçamento que rejeita as contas referentes ao exercício de 2011 do poder executivo. Na época a cidade era administrada pelo então prefeito João Batista Bianchini, o Italiano.  Os vereadores seguiram a orientação do Tribunal de Contas do Estado que deu parecer pela rejeição. Essa é a primeira vez que o ex-prefeito teve as contas rejeitadas. Nos anos de 2009 e 2010 as contas foram aprovadas.

O vereador Luiz Carlos de Freitas (PT) elencou três motivos apresentados pelo Tribunal de Contas para rejeição. O edil citou a aplicação de 99,58% de aplicação do Fundeb, visto que a lei exige a totalidade da aplicação. Outro problema apontado foi o défice orçamentário uma vez que o governo gastou mais do que arrecadou. Freitas lembrou ainda que a prefeitura foi advertida 5 vezes sobre essa possibilidade. O último motivo apresentado pelo petista foi a insuficiência de débitos para saldar precatórios judiciais.

Já o vereador Engenheiro Nasser (PV) acrescentou que o ex-prefeito Italiano apresentou defesa de alguns apontamentos e outros não apresentou, o que manteve o parecer do Tribunal de Contas. O vereador Sensei (DEM) explicou que a votação não era de cunho pessoal e nem política e que apenas seguia a determinação do tribunal.