27 de maio de 2015

Prefeitura deve R$ 100 milhões; fornecedores têm de esperar 11 meses para receber

A situação financeira de Bebedouro continua complicada. É o que mostram os números divulgados na audiência pública ocorrida no início da tarde desta quarta-feira (27), no Plenário Arnaldo de Rosis Garrido, na Câmara Municipal.

Sem a presença do público e apenas com a participação de jornalistas da Gazeta de Bebedouro, do Jornal Impacto e de O Jornal, e, ainda dos vereadores Fernando Piffer (PSDB), Engenheiro Nasser (PV) e Ângelo Daólio (PSDB), os representantes do Departamento Financeiro da Prefeitura, Josué Marcondes de Souza e Edson Gazzotti, apresentaram o balanço contábil relativo ao período de janeiro a abril deste ano.

O atraso para o pagamento dos fornecedores que já foi de nove meses, agora é de 11 meses. Atualmente, a Prefeitura vem pagando compras efetuadas em junho do ano passado. A queda na receita no primeiro quadrimestre foi impulsionada, principalmente pelas falhas na emissão do carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Enquanto que no ano passado, no primeiro quadrimestre, a Prefeitura havia arrecadado - somente com o tributo - cerca de R$ 5 milhões, no mesmo período de 2015 foram apenas R$ 1,1 milhão.

A expectativa positiva de arrecadação está por conta do segundo quadrimestre. A explicação é simples: como houve a distribuição em atraso dos carnês, os vencimentos estão acontecendo agora, o que dará novo ânimo financeiro à Prefeitura entre os meses de maio, junho, julho e agosto. O chefe de Gabinete da Prefeitura, Paulo Sérgio Garcia, também esteve na audiência.

Com cerca de R$ 100 milhões em dívidas, já incluindo os precatórios, outra preocupação do Executivo diz respeito ao atraso nos repasses referentes à Previdência Municipal (Sasemb), que somam R$ 7,5 milhões.

SAÚDE

A audiência pública de prestação de contas do Departamento Municipal de Saúde acontece nesta quinta-feira (28), às 11h, na Câmara.

Veja os quadros da Audiência baixando em PDF aqui.