Os vereadores aprovaram a criação do Departamento Municipal de Cultura durante a última sessão ordinária (25). O projeto foi enviado pelo prefeito Fernando Galvão (DEM) uma vez que a antiga Coordenadoria de Cultura, então vinculada ao Departamento de Educação e Cultura, deixou de existir após a criação da Secretaria Municipal de Educação de Bebedouro.
O Departamento de Cultura estará subordinado à Secretaria de Defesa, Desenvolvimento Social e Cidadania. Com a oficialização do departamento, será possível a implantação e desenvolvimento de projetos e parcerias com entidades e captação de recursos junto aos órgãos federais e estaduais.
Na estrutura do novo departamento ficará vinculada a Coordenadoria de Teatro, Museus, Bibliotecas e Eventos. A vereadora Sebastiana Tavares (DEM) defendeu o projeto, o qual segundo ela reflete o anseio da classe artística da cidade. A democrata citou a audiência pública realizada para debater o Sistema Nacional de Cultura para respaldar a aprovação do projeto.
O vereador Dr. Fernando Piffer (PSDB) acrescentou também que o projeto é resultado de ações políticas realizadas por ele e pelo vereador Ângelo Daólio (PSDB). O tucano defendeu que mais importante do que criar departamento é agregar valor, e que a indicação do diretor Glauco Carvalho Corrêa é um exemplo de agregação. Já o vereador Chanel (SD) ressaltou a importância do departamento possuir verba própria e autonomia para tomar decisões ao citar projeto de sua autoria que torna o Orçamento Público Impositivo.