22 de maio de 2015

Segunda reunião para debater sistema de captação de água será sexta-feira

A segunda reunião para debater a proposta de instalação de um sistema de captação e reúso de águas pluviais nos imóveis residenciais e comerciais de Bebedouro está confirmada para a próxima sexta-feira (29), às 20 horas, na Câmara Municipal.

A implantação do sistema está prevista no Projeto de Lei Complementar nº 04/2015, que tramita no Poder Legislativo por iniciativa do vereador Nasser José Delgado Abdallah (PV), o Engenheiro Nasser.

O vereador defende a proposta uma vez que ela minimizará o problema da escassez de água potável do município e que o aproveitamento da água da chuva é uma atitude ambientalmente correta.

Com a implantação do projeto, Nasser lista inúmeros benefícios para a cidade, tais como a conservação das águas e autossuficiência para o abastecimento, redução do consumo de água potável na rede pública, além de conter possíveis enchentes, visto que parte das águas da chuva que escoariam para galerias ficariam represadas. O projeto prevê que toda edificação tenha um sistema de captação de água.

No início deste mês, dezenas de engenheiros e arquitetos compareceram à Câmara para discutir a proposta. A audiência também contou com as presenças dos vereadores Luiz Carlos de Freitas (PT) e Chanel (SD). Um a um os artigos do projeto de lei complementar de Nasser foram sendo analisados.

As maiores discussões ficaram por conta da necessidade de dimensionamento do equipamento para captação e adoção de um extravasor da água excedente, limitação de área construída ou coberta, custos e quais imóveis estarão livres da obrigatoriedade.