05 de maio de 2015

Projeto que detalhava gastos com viagens é rejeitado

Os vereadores rejeitaram o projeto que previa a inclusão no site da Câmara Municipal as informações detalhadas sobre as viagens feitas pelos vereadores por 5 votos a 3. Se o projeto fosse aprovado, o site legislativo disponibilizaria um link onde constaria o destino, a data de saída e chegada, resultados da viagem s os valores pagos.

O autor da proposta, vereador Luiz Carlos de Freitas (PT) defendeu o projeto e disse que os vereadores cobram transparência de outros órgãos e que a Câmara poderia dar exemplo. O edil citou ainda que com a aprovação do projeto, seria uma forma de pressionar a prefeitura a fazer o mesmo com os gastos de viagens realizadas pelo prefeito e pelos assessores.

Já o vereador Chanel (SDD) posicionou-se contra o projeto. Ele argumentou que o vereador não é responsável pela viagem e que tudo sai no nome do servidor e que posteriormente todas as despesas são verificadas pelos servidores da Câmara.  O edil disse que o portal da transparência da Câmara fornece as informações necessárias. Chanel defendeu que a transparência não se faz da boca pra fora, mas que é preciso ter consciência. “A gente gasta dinheiro da própria pessoa, leva presente para ser melhor recebido. Isso ninguém põe na conta e nem fica sabendo. Transparência não precisa de papel, precisa de ato e tranquilidade e isso eu tenho muito, por isso, voto contra”, finalizou Chanel.

Freitas discordou de Chanel e disse que se é preciso levar um presente para ser bem recebido é porque está mal e que esse procedimento deve ser denunciado. O vereador Engenheiro Nasser (PV) também sai em defesa da proposta. Ele afirmou que a população tem dificuldade de entender as informações disponibilizadas no portal da Transparência.

Foram favoráveis ao projeto os vereadores Freitas (PT), Engenheiro Nasser (PV) e Paulo Bola (PTB). Votaram contra os vereadores Chanel (SDD), Sebastiana Tavares (DEM), Angelo Daolio (PSDB), Mirim Zola (PPS) e Sensei (DEM). Ausentaram-se da votação os vereadores Dr. Tiago (PCdoB) e Dr. Fernando Piffer (PSDB).