05 de maio de 2015

Vereadores rejeitam projeto que paga indenização à empresa responsável pela transbordo de lixo

O projeto que autorizava pagar quase R$ 400 mi para ESTRE SPI Ambiental SA pelo serviço de transbordo, transporte e destinação do lixo realizado nos meses de setembro e outubro de 2014 dividiu os vereadores e precisou do voto de minerva do presidente da Câmara, vereador Beto Mazzeu (DEM), para desempatar a votação.  Com o posicionamento do presidente o projeto foi rejeitado por 5 votos a 4.

A vereadora Sebastiana Tavares (DEM) foi a única a defender o projeto. De acordo com a democrata o valor foi consequência de um aditamento realizado por dois meses. O vereador Freitas (PT) foi contrário e disse que a empresa trabalhou nesse período sem licitação e que ele não teve esclarecimentos suficientes acerca do lixo de Bebedouro.

O Vereador Nasser (PV) apontou que se posicionou contra quando a empresa começou trabalhar no município por não existir uma balança para pesar os resíduos sólidos. O verde acusou ainda o Executivo de fazer uma jogada e jogar a responsabilidade para os vereadores. O vereador do PTB, Paulo Bola, lembrou que foi garantido que teria um funcionário da prefeitura para acompanhar a pesagem do lixo e que isso não teria ocorrido. O petebista cobrou planilhas sobre a quantidade de lixo transportado.

Já o vereador Chanel (SDD) afirmou que o prefeito possui 8% de remanejamento para pagar a empresa, mas ao enviar para Câmara, ele pode evitar problemas com o Tribunal de Contas dizendo que teve o aval dos vereadores.

A vereadora Sebastiana voltou à tribuna para rebater as críticas e afirmou que o projeto estava na casa desde o mês de março para esclarecimentos de dúvidas e que se houvesse alguma falcatrua o prefeito não teria enviado o projeto para Câmara.

Já o presidente Beto Mazzeu, responsável pelo desempate do projeto, justificou que o projeto estava mal elaborado e mal planejado e por não estar de acordo optava por votar contrário à propositura. Além do presidente, votaram contra o projeto os vereadores Engenheiro Nasser (PV), Freitas (PT), Paulo Bola (PTB), e Chanel (SDD). Favoráveis ao projeto votaram os vereadores Sensei (DEM), Sebastiana Tavares (DEM), Mirim Zola (PPS) e Angelo Daolio (PSDB). Ausentaram-se da votação os vereadores Dr. Tiago (PCdoB) e Dr. Fernando Piffer (PSDB).