16 de abril de 2015

Câmara aprova moção para escola de Andes

O projeto Lugares da Memória do povoado de Andes resultou na aprovação da moção de congratulação e aplausos a todos os integrantes da escola e também ao historiador Rogério de Fábio, que coordenou o projeto, e à diretora da EMEB Alfredo Naime, Sueli Occaso Latorre, que idealizou o resgaste histórico. A iniciativa da moção partiu do vereador petebista Paulo Bola.

O projeto tem o objetivo de pesquisar, organizar e difundir o povoado e a vida dos moradores. Primeiramente serão realizadas entrevistas para elaboração de um documentário. Depois será criada a “Casa da Memória”, um local para guardar objetos referentes à história do lugar. O povoado de Andes tem cerca de 400 habitantes e mantém características rurais.

Paulo Bola ressalta que a escola vai além do seu papel de cuidar e educar. Para o edil a EMEB acerta ao dialogar com a comunidade local e principalmente ao não restringir o saber e a cultura em uma sala de aula e sim trazer a comunidade para dentro da escola. “A função da boa escola não é apenas a de ensinar, mas de levar seus alunos ao reino da contemplação do saber, com destaque a preservação da memória histórica da cidade,” destaca o edil em trecho da moção.