14 de abril de 2015

Câmara aprova resolução que permitirá acompanhar posicionamento de cada vereador

Os vereadores aprovaram durante a 10ª sessão ordinária a resolução que cria o link “Como Vota o Seu Vereador” no site da Câmara Municipal. O autor da proposta foi o vereador do PT Luiz Carlos de Freitas que se inspirou em resolução semelhante da Câmara de São José do Rio Preto.

De acordo com a resolução o link deve constar uma série de informações como o número e a data da sessão. Além disso, será possível acompanhar se o vereador esteve ou não presente durante a votação e como ele se portou em cada projeto. Dessa forma o munícipe acompanhará o posicionamento de cada edil e se foi favorável, contrário ou se absteve em alguma votação.

Antes da votação o vereador defendeu o projeto e disse que essa é mais uma ferramenta que vai ao encontro da transparência.  Freitas disse ainda que para quem é vereador é fácil conseguir essas informações, mas que devemos pensar como o cidadão comum que não tem tanta familiaridade e precisa encontrar as informações de forma acessível e transparente. “Sou vereador por 4 anos. Sou uma pessoa comum aqui na Câmara. Tenho que me comportar como qualquer pessoa que não esteja aqui na Câmara e como cidadão que tenho direito à informação,” finalizou o edil.

O petebista Paulo Bola (PTB) também se posicionou favorável ao projeto. Ele defendeu que a resolução mostrará o trabalho que o vereador vem fazendo. O petebista aproveitou para elogiar o portal legislativo e disse que o site da Câmara é melhor que o da Prefeitura.