Notícias

24 de março de 2015

Criação de sistema de captação e reuso de água será debatida em audiência


Visualize fotos

Previsto para ser votado nesta segunda-feira (23), em sessão ordinária, o projeto de lei complementar de autoria do vereador Nasser José Delgado Abdallah (PV), o Engenheiro Nasser, que cria o  Sistema de Captação e Reuso de Águas Pluviais recebeu pedido de vistas do próprio autor após sugestão do vereador Chanel (SD), que quer ver a proposta sendo discutida amplamente com a sociedade em audiência pública a ser agendada na Câmara Municipal.
 
Além de Chanel, outro vereador que apontou preocupação com a votação da proposta na sessão desta segunda-feira foi Tiago Bosco de Souza Elias (PCdoB), o Dr. Tiago, que abordou o aspecto financeiro da proposta, a qual de acordo com ele, irá encarecer os projetos de construção em Bebedouro. Dr. Tiago sugeriu que sejam ouvidos, principalmente, os construtores que trabalham na cidade na tentativa de colher sugestões para o projeto de lei de Nasser.
 
Na tribuna, Nasser afirmou se tratar de uma proposta bem oportuna, já que coloca em discussão um  tema muito importante, que é a escassez de água não só em Bebedouro, mas em todo o Brasil. “Com a implantação do sistema de captação e reuso de águas das chuvas, muita água potável deixará de ser utilizada em atividades do dia-a-dia, como a irrigação de plantas e a lavagem de carros, gerando economia de água potável e dinheiro aos bebedourenses”, justificou o vereador.
 
De acordo com o projeto de lei complementar, cada edificação deverá ter um sistema de captação de águas pluviais utilizando sistema hidráulico próprio e cisterna com capacidade mínima para receber 2 mil litros de água sob pena do projeto de construção não ser aprovado pela Prefeitura.
 
Em casos de imóveis pertencentes a pessoas de baixa renda, a Prefeitura poderá incentivar a medida disponibilizando seus técnicos durante a instalação, operação, manutenção e utilização do sistema.  O projeto de Nasser, mais abrangente, estabelece ainda a revogação da lei nº 29/2005, de autoria do ex-vereador Rubens Marcon, que trata de um programa para a captação e reuso da água.
 
 
 



Publicado em: